Economia Titulo
Ex-diretor financeiro da Enron é acusado de fraude
Da AFP
01/11/2002 | 08:58
Compartilhar notícia


Andrew Fastow, ex-diretor financeiro da falida empresa distribuidora de energia Enron, foi formalmente acusado nesta quinta-feira por fraude, lavagem de dinheiro e conspiração, dentro do escândalo que levou à bancarrota do grupo em dezembro do ano passado.

Fastow, 40 anos, foi acusado pelo grande júri de um tribunal federal de Houston (Texas), cidade onde está localizada a sede da Enron. Com a acusação, o processo poderá ser aberto.

"O ex-diretor e outros criaram um sistema para roubar a Enron, seus acionistas e outros por via de transações que permitiram a Enron parecer mais atraente do que era para os analistas de Wall Street, agências classificadoras e outros", declarou um comunicado do Departamento de Justiça.

"A acusação entende que Fastow e outros utilizaram [mecanismos financeiros] de forma fraudulenta tanto para manipular os resultados financeiros da Enron como para enriquecimento próprio às custas da Enron", acrescentou.

Andrew Fastow é o primeiro grande executivo da empresa a ser formalmente acusado, dez meses depois da quebra da companhia, que já foi a sétima maior dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;