Memória Titulo
Imagens guardadas, imagens que contam
Por Ademir Medici
06/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A indústria moveleira de São Bernardo. Riquíssima. Nascida da exploração das madeiras de lei que eram abundantes tanto na Serra do Mar como na Borda do Campo.

Os industriais eram daqui, os empregados também. Outrora imigrantes, ou filhos destes, em sua maioria de nacionalidade italiana. Fábricas que atraiam migrantes, também oriundis, ou filhos de oriundis, vindos do Interior.

Cada família antiga de São Bernardo tem histórias a contar. E no relato de hoje, Nevino Antonio Rocco dá a receita de como esta história pode aflorar e se transformar em registros escritos, verdadeiros subsídios históricos.

Detalhe: o jovem Nevino trabalhou na Fábrica de Móveis Irmãos Margonari, em plena Rua Municipal, como auxiliar de entalhador do seu padrinho, Nelson Roncari.
Documento raro
Texto: Nevino Rocco


Meu pai contava que trabalhou montando cadeiras tubulares nas fábricas de móveis do Souza e noutra, na Rua Newton Prado, à margem do Rio dos Couros (hoje Ribeirão dos Meninos), e na de Agostinho Pelosini, na Rua São Bernardo.

Depois, eu já garoto frequentando o grupo escolar, trabalhou na construção dos fornos e nas operações da Fábrica de Vidro Plano, em frente à garagem do Gijão (Luiz Angeli, o Gijão Venessia, sócio de empresa de ônibus), no fim da Marechal, espaço hoje abrigando um estacionamento no outrora terreno da Escola Cacique Tibiriçá – esta desativada.

Guardo sua carteira de trabalho, expedida em 27 de dezembro de 1927 pelo delegado de polícia. Contava ter trabalhado na fábrica de móveis de Ítalo Setti. A fábrica foi transferida aos empregados, depois de uma greve, com o nome de Fábrica de Móveis São Bernardo, formando a primeira cooperativa da cidade, espaço atual das Lojas Americanas.

Desde sua constituição, cooperados desta fábrica comemoravam o dia do patrono, São Bernardo, 20 de agosto. E quando seu gerente, Aldino Pinotti, se elegeu prefeito (1956-1959), a comemoração, iniciada em 1953, tornou-se tradicional, chegando aos dias atuais.
Conhecia a quase todos e todos me conheciam como o ‘filho do Rocco’, próprio da Vila...

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 6 de março de 1987 – ano 29, edição 6383
Manchete – Polícia Federal garante funcionamento de postos de gasolina; no Grande ABC, a procura por combustíveis foi intensa; locaute programado para hoje em vários Estados
Anel Viário – O prefeito Jânio Quadros, de São Paulo, e a Construtora Andrade Gutierrez assinam contrato para início das obras do minianel viário. A obra interligará o Sistema Anchieta/Imigrantes às zonas Sul e Oeste da Capital.
Sistema Trólebus – Governador Franco Montoro inaugura primeiro trecho ainda incompleto na Avenida Faria Lima, em São Bernardo.
Nota – O trecho de três quilômetros seria o único a ficar pronto na gestão Montoro. Os 33 quilômetros entre São Mateus e o Jabaquara, cruzando o Grande ABC, seriam entregues no governo Quércia, ainda assim incompletos.

Em 6 de março de...

1817 – Irrompe a Revolução Pernambucana. Historiadores consideram que ela deu ao Brasil o primeiro governo republicano, antecedendo em 72 anos e alguns meses ao movimento de 15 de novembro de 1889.
Em 1917, o Brasil inteiro comemorou o centenário daquela revolução republicana, em feriado nacional.
1917 – Com o pseudônimo de Ítalo Pitti, Ítalo Setti, de São Bernardo, responde aos ataques recebidos de quem se assinou ‘Misticus & Cia’:
Se quiserem, porém, nada de pseudônimo e com a responsabilidade política que o caso requer.
Por estas colunas, ou por outras de jornal de grande circulação, podemos entreter conversa a respeito do contrato da Light que tanto lhe incomoda e também das condições da Villa (de São Bernardo) que, gratuitamente, teimam em lastimar sem ela absolutamente precisar.
Assim, podemos prestar um bom serviço ao povo, de causas que realmente lhe interessam.
Bobagens, 20, fazem rir.
São Bernardo, 5-3-1917.
Nota – Dois dias depois, Ítalo Setti repete o texto na imprensa paulistana, desta vez utilizando seu nome verdadeiro, ele que é considerado benfeitor na velha São Bernardo.

News Seller há 50 anos

Domingo, 5 de março de 1967 – ano 9, edição 461
Manchete – O Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, nega, em grau de recurso, a segurança impetrada para que se realizasse, em Utinga, plebiscito pela emancipação do distrito do Município de Santo André

Município paulista

Hoje é o aniversário de Itaporanga. Elevado a município em 6 de março de 1871 (lei provincial número 7), com o nome de São João Batista do Rio Verde. É quando se separa de Itapeva. Recebeu o atual nome (ita = pedra; poranga = bonita) em 21 de junho de 1899 (lei número 620).

Santos do dia

Rosa de Viterbo (Viterbo, Itália, 1234-1252). Com apenas 12 anos já exortava a população da sua cidade a fazer penitência.

Marciano
Cônon
Olegário 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;