Esportes Titulo
Alemanha despacha zebra americana e vai à semifinal
Do Diário OnLine
21/06/2002 | 10:20
Compartilhar notícia


Goleiro americano Brad Friedel toma gol de Ballack no jogo EUA x Alemanha. Foto: AFP A seleção alemã fez valer seu favoritismo e despachou os Estados Unidos nas quartas-de-final da Copa de 2002. Os três vezes campeões mundiais venceram os americanos por 1 a 0, nesta sexta-feira, em Ulsan (Coréia do Sul), e avançaram à semifinal. A Alemanha aguarda agora o vencedor da partida Espanha x Coréia do Sul, que ocorre neste sábado, para conhecer seu adversário antes da decisão. O gol da vitória alemã foi marcado por Michael Ballack, de cabeça.

Jogando da mesma maneira que garantiu uma campanha surpreendente nesta Copa, os americanos partiram para a pressão nos primeiros minutos em busca de um gol precoce que garantisse maior segurança em campo. A Alemanha também se manteve fiel ao estilo que tem garantido o sucesso no Mundial. Frios em campo, os alemães souberam suportar a pressão e matar a partida quando tiverm oportunidade.

O goleiro Oliver Kahn começou sendo bastante exigido pelos americanos. A primeira boa defesa foi aos 17, em chute de Landon Donavan. Aos 30, Donavan recebeu grande passe de Claudio Reyna dentro da área e finalizou à queima-roupa, mas Kahn operou outra grande defesa. Aos 36, Eddie Lewis recebeu de Brian McBride e exigiu mais uma vez o goleiro alemão.

Foi sob pressão americana que saiu o gol alemão, aos 39. Christian Ziege cobrou escanteio da esquerda e Michael Ballack subiu bem no meio da defesa americana para cabecear, marcando 1 a 0 Alemanha. O gol bambeou os americanos. Quatro minutos mais tarde, Miroslav Klose recebeu cruzamento na entrada da pequena área e cabeceou no pé da trave de Brad Friedel.

Os EUA mantiveram a pressão no começo do segundo tempo e chegaram perto do gol de empate. Aos 5, Gregg Berhalter finalizou após cobrança de escanteio e venceu Oliver Kahn. A bola resvalou no goleiro alemão e só não ultrapassou a linha fatal porque pegou na mão de Torsten Frings. Os americanos reclamaram pênalti, mas o árbitro escocês Hugh Dallas apontou falta em Oliver Kahn na confusão.

A Alemanha permaneceu segurando a pressão durante todo o segundo tempo e conseguiu manter seu favoritismo, avançando à semifinal da Copa do Mundo.

Ficha técnica
Alemanha 1 x 0 Estados Unidos (1 x 0)
Estádio: Ulsan Munsu (Ulsan, Coréia do Sul)
Público: 33 mil espectadores
Árbitro: Hugh Dallas (Escócia)
Gol: Ballack (Alemanha), aos 39 do primeiro tempo
Cartões amarelos: Lewis (EUA), Pope (EUA), Kehl (Alemanha), Neuville (Alemanha), Reyna (EUA), Mastroeni (EUA) e Berhalter (EUA)
Alemanha: Oliver Kahn; Thomas Linke, Sebastian Kehl e Christoph Metzelder; Torsten Frings, Bernd Schneider (Jens Jeremies), Dietmar Hamann, Michael Ballack e Christian Ziege; Oliver Neuville (Marco Bode) e Miroslav Klose (Oliver Bierhoff). Técnico: Rudi Vöeller
Estados Unidos: Bradley Friedel; Frankie Hejduk (Cobi Jones), Anthony Sanneh, Pablo Mastroeni (Ernie Stewart), Eddie Pope e Gregg Berhalter; John O'Brien, Claudio Reyna, Landon Donovan e Eddie Lewis; Brian McBride (Clint Mathis). Técnico: Bruce Arena




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;