Setecidades Titulo Luta e superação
Natal marca mudança de vida

Com histórias contadas pelo Diário, Simão, Ana Paula,
João Pedro e dona Dalva celebram a data com alegria

Do Diário do Grande ABC
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O Natal é época de relembrar os ensinamentos do aniversariante do dia, Jesus Cristo, e praticar o amor ao próximo. Mas não é apenas no fim do ano que a solidariedade deve estar presente. Ao longo de 2015, histórias de luta e superação foram compartilhadas nas páginas do Diário e emocionaram o Grande ABC.

Uma delas foi a saga de Simão Pinheiro da Costa, 43 anos, 20 deles nas ruas de Santo André. Ele conseguiu retornar aos braços da família em Buriti Bravo, no Maranhão, em agosto, após campanha para arrecadar dinheiro para levá-lo, e também seus três cães, de avião para a cidade.

Desde que chegou lá, sua vida mudou. Ele mora com os cachorros em uma casa no quintal da família, onde tem conforto e comida. Mesmo com a morte de Negão, um dos vira-latas que o acompanhavam, ele se prepara com alegria para o Natal. “Nem me lembro quando foi a última vez que passei a data dentro de uma casa. Ainda mais agora com meus tios, a família toda.”

As marmitas que vinham da boa vontade de pessoas que se comoviam com sua história darão lugar a ceia farta. A mensagem para os que ficaram em Santo André foi dita em meio a lágrimas. “Gostaria de mandar Feliz Natal para todos. Nunca vou esquecer de quem me ajudou.”

GRANDE FAMÍLIA

Este será o primeiro ano em que a auxiliar de limpeza desempregada Ana Paula dos Santos, 35, poderá reunir a família em torno da mesa para ceia tradicional. Isso porque a moradora do núcleo Fazendinha, no Parque Miami, em Santo André, foi incluída entre os cadastrados no programa federal Bolsa Família em junho, três meses após reportagem do Diário denunciar que a família carente tinha direito ao benefício mensal de R$ 252.

“No ano passado comemos arroz e ovo na ceia”, lembra a mãe de oito filhos, sendo que o mais novo, Anthony, tem apenas 2 meses. A festa será oportunidade de a família comemorar a casa nova, barraco maior na mesma comunidade, e a chegada de novos integrantes. “Me casei de novo e meu marido tem uma filha de 10 anos. Vamos nos mudar para um lugar com três quartos.”

A garantia do recurso federal proporcionará cardápio diferenciado, com pernil. O pedido de Natal de Ana Paula será um emprego para que 2016 seja um ano ainda melhor.

RENASCIMENTO

A história do pequeno morador de São Bernardo João Pedro Klem Lorenzoni, 3, tem relação especial com o Natal. Isso porque a notícia de que havia sido encontrado o doador 100% compatível de medula óssea que o ajudaria na cura da síndrome de Wiskott-Aldrich aconteceu justamente em dezembro de 2013.

Após transplante feito em março de 2014, o menino não sofre mais da doença. E agora aguarda a chegada do irmãozinho Rafael, que deve ocorrer em fevereiro. “Após mais de 600 dias de transplante, teremos um Natal cheio de emoções. Não ganhamos apenas nosso filho de volta, mas a nossa força e a nossa fé nos deram mais uma vida”, afirmou a mãe de João Pedro, a professora Luciana Lorenzoni, 34.

COM SAÚDE

Na casa de dona Dalva Nogueira, 67 anos, de São Bernardo, o bolo que estará na ceia natalina agora será de sobremesa. Em fevereiro, o doce foi feito como protesto para marcar um ano de espera por consulta de retorno com o psiquiatra na UBS (Unidade Básica de Saúde) Baeta Neves. Após o Diário publicar o caso, o atendimento foi feito uma semana depois. “O ser humano precisa de atenção, não de descaso.”

Hoje, com melhora da ansiedade, dona Dalva celebrará o Natal em casa, com a família. Reunião que será com alegria “e muita saúde, que é o principal.” É o que o Diário deseja a todos.
(Camila Galvez, Natália Fernandjes, Vanessa de Oliveira e Yara Ferraz




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;