Internacional Titulo
Menor brasileiro será julgado como adulto nos EUA
Por Do Diário do Grande ABC
22/02/2000 | 11:51
Compartilhar notícia


O menor A.R.M.S., 16 anos, é acusado de violentar o irmao e terá julgamento como adulto nos EUA. O jovem, que nasceu no Brasil e foi adotado por uma família americana, é considerado estrangeiro pelas leis locais.

A lei americana nao concede cidadania aos adotados, mas isto nao mudaria o caso de A., que na atual situaçao, só poderá ser expulso do país depois do cumprimento da pena que poderá chegar a 30 anos.

Os menores que têm sido julgado por crimes violentos nos EUA nao estao tendo tratamento especial em decorrência da idade, e sao sentenciados como se já tivessem atingido a maioridade.

Em resposta aos milhares de crimes que têm sido praticados pelos adolescentes nos EUA, muitos dos Estados americanos os julgam como adultos a partir dos 14 anos, aplicando o mesmo rigor das penas, sendo que alguns defendem que esse limite de idade deveria ser baixado para 13 anos.

Alguns desses jovens chegam a ser condenados à morte, ou passam grande período na cadeia, tendo uma tendência maior à reincidência, e isso aumenta cada vez mais a polêmica sobre a idade em que as pessoas já podem ser responsabilizadas plenamente pelos seus atos.

O Brasil nao tem reagido de maneira amistosa a nao concessao da cidadania aos adotados por famílias americanas, o Itamaraty já se recusou a fornecer documentos para deportaçao de brasileiros adotivos e o judiciário tem negado pedidos de adoçao por famílias americanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;