Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que nem toda ave voa?

Kiwi, pinguim, avestruz e outras espécies têm habilidades diferentes das voadoras

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
27/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar de todas as aves terem asas, cerca de 50 espécies não voam. Essa habilidade depende do tamanho e da quantidade de ossos nas asas. Também está relacionada a um osso bem alongado chamado quilha, localizado no peito e com formato parecido ao da quilha da prancha de surfe. Ele é importante porque prende os músculos da região peitoral, responsáveis pelo voo. Nas aves não voadoras, a quilha não existe ou é muito pequena.

TAMANHO INFLUENCIA
Em alguns casos, as asas são curtas ou pouco desenvolvidas e não aguentam o peso do animal. É o caso do excelente nadador cormorão-de-galápagos, encontrado em Galápagos. Tem cerca de 1 m e chega a pesar 4 kg. O mesmo ocorre com o kakapo, papagaio de 60 cm e 4 kg que habita a Nova Zelândia e está quase extinto. Tem ainda o kiwi, que vive no mesmo país e possui tamanho aproximado ao da galinha.

Já o africano avestruz (com 2,5 m e 150 kg) e os australianos emu (com 2 m e 60 kg) e casuar (tem cerca de 1,5 m e 60 kg) são bem pesados para serem suportados por suas asas. Nessas espécies, elas ajudam a diminuir a velocidade quando estão correndo, pois são muito rápidas. Já os pinguins, encontrados no Hemisfério Sul, usam as asas como nadadeiras eficientes.

Algumas espécies de aves já extintas também não voavam. É o caso do dodô (ele aparece na animação Piratas Pirados!), que vivia nas Ilhas Maurício, no Oceano Índico, e desapareceu há mais de 300 anos. Tinha cerca de 1 m de altura e pesava entre 10 kg e 18 kg.

A ave-elefante, que também desapareceu, viveu em Madagascar há cerca de 1.000 anos. Segundo especialistas, é a maior ave descoberta, chegando a atingir 3 m e quase meia tonelada.


Abetarda é a mais pesada que voa

A abetarda é a ave mais pesada que consegue voar, mas seu voo é baixinho. Seu tamanho varia de meio a 1 m de comprimento. O macho pode pesar até 16 kg; as fêmeas são menores e têm de 4 kg a 5 kg. As asas são compridas e largas, a cauda é curta e as patas são longas. Alimenta-se de insetos, anfíbios e pequenos mamíferos. Habita áreas abertas e gosta de andar lentamente pelo solo. Vive na Península Ibérica, na Europa.

O albatroz também é uma das aves mais pesadas (chegando a 11 kg) com capacidade de voar. Tem cerca de 3,5 m de comprimento. É ave marinha e passa a maior parte do tempo nos mares e oceanos. Aproveita as correntes de ar para manter-se planando (quando não precisa bater asas).

Por causa de seu peso, tem de correr para ganhar impulso e, então, levantar voo. Também é comum se lançar de lugares altos. Alimenta-se de lulas e crustáceos. O albatroz é encontrado principalmente nos mares e oceanos do Hemisfério Sul.


Saiba mais

O avestruz é considerado a maior ave viva, chegando a medir 2,5 m de altura e pesar 150 kg. O animal não consegue nem mesmo planar por ser muito pesado e ter asas curtas. Originário da África, é muito veloz, atingindo até 50 km/h. No Brasil, há uma prima do avestruz: a ema, que tem cerca de 1,70 m e 36 kg. Pertence ao grupo das ratitas, aves que, em geral, têm grande porte, pernas longas e sem penas. Corre ainda mais rápido, a 60 km/h.

A galinha só consegue alçar voos baixos. Há donos que cortam as asas para evitar que ultrapassem as cercas.

Moa é um grupo extinto de aves não voadoras da Nova Zelândia. Tinham cerca de 3 m de altura e pesavam até 250 kg.


Yasmin de Paula, 9 anos, de Santo André, gosta de visitar a avó em Ribeirão Pires e observar as galinhas que vivem lá. Certo dia, a menina reparou que essas aves não conseguem voar, assim como o pinguim. “Acredito que o corpo delas é muito pesado e as asas são curtas, então, não aguentam seu peso.”


Consultoria de Daniel Honorato Firme, ornitólogo do Instituto de Biociências e Departamento de Zoologia da USP. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;