Política Titulo Santo André
Solidariedade tenta consolidar 3ª via com PTB

Ailton Lima fala em união de forças para confrontar discurso petista e de Aidan na eleição de 2016

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/04/2014 | 06:38
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O Solidariedade de Santo André, presidido pelo vereador Ailton Lima, se movimenta para formar chapa majoritária com o PTB, visando viabilizar o projeto político como terceira via para o pleito de 2016. O mandatário nacional da legenda, Paulinho da Força, deu sinal verde ao diretório municipal. Candidato a deputado federal em outubro, Ailton tenta ganhar capilaridade eleitoral e se cacifar para o páreo daqui dois anos.

Há interesse do Solidariedade em firmar esse projeto para duelar o discurso contra os governos do PT na cidade – na ocasião, serão 20 anos no poder do Paço andreense (hoje Carlos Grana lidera o projeto) – e fazer frente ao ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que também demonstra vontade de disputar a Prefeitura pela terceira vez (venceu em 2008 e perdeu na tentativa de reeleição em 2012). Os petebistas, por sua vez, pretendem manter a tradição política, uma vez que a sigla comandou a cidade em três oportunidades e já sinalizou que integrará chapa própria a prefeito.

Solidariedade forma a segunda maior bancada da Câmara, justamente ao lado do PTB, com três parlamentares, atrás apenas do PT. “Nunca escondemos que a nossa ideia é lançar nome para disputar a Prefeitura”, disse Ailton, ex-filiado nas fileiras petebistas. O posicionamento de oposição ao governo petista serve de principal item da proposta. A boa relação do vereador com componentes das comissões municipal e estadual do PTB é usada como trunfo para consolidar a chapa.

A saída de Aidan do PTB abriu brecha para outros quadros buscarem o caminho majoritário. Os vereadores Luiz Zacarias, Edson Sardano e Roberto Rautenberg são as opções do Legislativo, só que a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer é alternativa interna. Recentemente, quando questionada, ela não descartou entrar na concorrência. Apesar da derrota petebista nas urnas, Dinah conseguiu permanecer imune às críticas que eram feitas contra a administração Aidan.

Ailton adiantou que vai atuar por alianças com o PTB no próximo pleito municipal. O parlamentar foi líder do governo Aidan na Câmara, o que hoje avalia ter sido fardo carregado no último páreo. Em 2012, conquistou 5.746 votos por cadeira na Casa, garantindo terceira maior votação.

CONGRESSO
Embora o cenário para 2016 esteja pré-desenhado, Ailton tem expectativa em carimbar sua passagem à Câmara dos Deputados. O vereador faz peregrinação pelo Interior para angariar apoios, especialmente da ala do Sindicato dos Borracheiros, bem como de igrejas evangélicas, da qual ele é devoto. O Solidariedade considera que a linha de corte será de 60 mil votos a deputado federal.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;