Setecidades Titulo Aprendizado
Sto.André terá piloto de Educação integral

EE Doutor Carlos Garcia ofertará modelo
para primeiro ciclo do Ensino Fundamental

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
29/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A EE Doutor Carlos Garcia, no Camilópolis, em Santo André, integra lista das primeiras 17 escolas do Estado que ofertarão ensino em tempo integral para alunos do primeiro ciclo do Fundamental (1º ao 5º ano) a partir de 2015. A promessa é que o benefício seja ampliado de forma gradativa até atingir todas as 1.600 unidades que atendem essa faixa etária até 2020.

Os estudantes, com idade entre 6 e 11 anos, passarão oito horas e meia na escola (hoje ficam cinco) e terão a rotina e conteúdo pedagógico diversificado, explica a diretora da Secretaria da Educação do Estado para os anos iniciais, Sônia Jorge. “Nossa proposta é trabalhar as habilidades socioemocionais e cognitivas. Formar um aluno com as competências necessárias para o século 21, como autonomia e protagonismo”, diz.

Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão inclusas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Inglês. “Também queremos estimular a presença dos pais nos debates escolares”, comenta Sônia.

Assim como ocorre nas escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que já contam com o modelo integral, os professores cumprirão o regime de dedicação exclusiva e terão gratificação de até 75% no salário.

A unidade de ensino recebeu nota 6,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2013, acima da meta projetada (6) e do desempenho registrado em 2011 – 5,8.

OBRAS

A EE Doutor Carlos Garcia passará por reforma, com investimento de R$ 243 mil, para se adequar ao projeto. Estão previstas melhorias nas instalações elétricas, salas de vídeo, jogos, informática e de recursos, além de pintura e adequação da biblioteca e das 16 salas de aula.

A região conta com 11 escolas de tempo integral no segundo ciclo do Ensino Fundamental e uma entre as 16 do Estado que oferecem Ensino Médio neste regime: a EE Jardim Riviera, em Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;