Política Titulo
Nova Guiné: polícia pode retomar prédios do governo
Por
15/12/2011 | 04:09
Compartilhar notícia


A polícia recebeu ordem de retomar o controle de escritórios ocupados do governo de Papua Nova Guiné. Peter O'Neill, um dos dois primeiros-ministros que disputam o poder, disse que 70 policiais extras tinham sido enviados para a missão.

Segundo O'Neill, o número de pode subir para 200 policiais, informa a Associated Press da Austrália. Seu adversário, Michael Somare, está ocupando, acompanhado de sua facção, escritórios do governo, na tentativa de administrar o país. O'Neill e os seus seguidores, por sua vez, estão acampados no parlamento.

O'Neill disse que a polícia já tomou a gráfica do governo e está prestes a tomar controle do Departamento de Finanças, do Departamento do Primeiro-Ministro e da sede do governo. Ele garantiu, porém, que não estava ordenando a prisão de Somare ou de seus ministros. "Eu não tenho autoridade para emitir mandados de prisão", disse.

Tanto O'Neill como Somare têm a pretensão de liderar o país. Papua Mova Guiné também tem hoje dois homens atuando na função de governador-geral e dois chefes de polícia adversários. Cerca de 400 manifestantes estavam fora do parlamento, exigindo que Somare permitisse que O'Neill assumisse o governo. O protesto foi pacífico, supervisionado por uma grande presença policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;