Turismo Titulo Forte
Praia do Forte revela seus temperos
Por Juliana Ravelli
Especial para o Diário
27/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os mistérios e histórias do dendê deverão ser desvendados por chefs de cozinha de todo o Brasil durante a terceira edição do Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gatronomia da Praia do Forte, que começa hoje e prossegue até domingo, em um dos cartões-postais mais cobiçados do litoral baiano.

O evento terá programação requintada composta por festins - jantares com entrada, prato principal e sobremesa -, saraus, palestras, aulas temáticas e cursos de capacitação profissional para a comunidade local.

Amanhã, a chef baiana Morena Leite oferece um Sarau Gastronômico no restaurante Vila dos Corais. A proposta é fazer um show, no qual os ingredientes utilizados nos pratos orientam o repertório musical, interpretado por Roberval Santos.

Um dos destaques do Tempero no Forte é a presença do chef português Vítor Sobral, conhecido internacionalmente. Ele elaborará um festim no restaurante Terreiro Bahia, no sábado, em homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao País.

Se você nunca ouviu ou leu nada sobre gastronomia molecular, o festival é uma ótima oportunidade para conhecer esse tipo de cozinha. O gastronauta (especialista na área) Armando Pucci mostrará um pouco dessa curiosa técnica que estuda os fenômenos químicos e físicos que ocorrem durante o preparo de pratos.

O especialista em etiqueta e colunista da Dia-a-Dia Revista, do Diário, Fabio Arruda, dará uma aula sobre como se comportar à mesa e explicará os principais erros cometidos durante as refeições.

BELEZA
Não é apenas a boa comida que atrai turistas à Praia do Forte. Piscinas naturais, com enorme variedade de fauna, e paisagens paradisíacas fazem do lugar um dos destinos mais belos do Nordeste brasileiro.

A região também abriga as ruínas do Castelo Garcia D'Ávila, considerada a primeira grande construção portuguesa no Brasil, além de único castelo em estilo medieval da América. Começou a ser erguido em 1551, porém, a obra só foi concluída no início do século seguinte.

A Praia do Forte ainda possui a sede nacional do projeto Tamar-Ibama, que atua pela proteção das tartarugas-marinhas, e o Instituto Baleia Jubarte, que desenvolve um trabalho de conservação da espécie.
(Supervisão Heloísa Cestari)

PROGRAME-SE
Quando: De 27 a 30 de novembro
Informações: (0xx71) 3111-4041
Site: www.temperonoforte.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;