Economia Titulo
Concessionárias da região só têm em estoque veículos flex
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
18/03/2006 | 09:19
Compartilhar notícia


Pretende comprar um carro novo? Se a resposta for sim, os consumidores da região terão dificuldades de encontrar veículos movidos só à gasolina. As concessionárias do Grande ABC aderiram à moda flex e ampliam cada vez mais a participação dos automóveis bicombustíveis em sua gama de produtos com um objetivo bem simples, porém promissor: querem aproveitar o aquecimento contínuo do mercado envolvendo essa nova tecnologia, mesmo com o forte aumento do álcool.

Os motores flex já são encontrados em quase todos os modelos compactos – os populares. As revendedoras Volkswagen, Chevrolet, Renault e Fiat já disponibilizam toda a linha popular 1.0 com esse sistema, sem as opções a gasolina ou a álcool. A Peugeot tem veículos de entrada flexíveis, mas com motor 1.4. Apenas a Ford ainda não conta com motorização flex nesse segmento e oferece a tecnologia a partir de motores 1.6.

Em meio a essa situação, os carros movidos somente a gasolina estão com os dias contados, na opinião de representantes das concessionárias ouvidos pelo Diário. São poucos os modelos novos existentes no mercado, que se alimentam com apenas um combustível. A expectativa é que o sistema flex seja ampliado para essas versões até o final do ano.

A extensão da tecnologia bicombustível faz parte da estratégia das montadoras de manter a trajetória de alta das vendas. A expectativa da Anfavea é que o número de veículos flex represente 90% do total vendido até o final deste ano. Na primeira quinzena de março, esse percentual foi de 77,22%, segundo parcial da Fenabrave.

Concessionárias – A gerente de vendas da Avel – concessionária Volkswagen em São Bernardo –, Ednéia Vedovato, destacou que apenas um modelo da marca fabricado no país não é bicombustível. Trata-se da linha Golf, que é encontrada apenas com motor à gasolina. Por esse motivo, ela acredita na possibilidade de fazer uma promoção para tentar desovar esses veículos.

“Tanto que foram 110 veículos (Golf) vendidos no primeiro trimestre do ano passado. No último trimestre, caiu para 45 unidades”, destacou Ednéia.

O gerente de vendas da Itavema (Fiat), de Santo André, Rui Gimenez, afirmou que também encontra dificuldades para vender alguns modelos só a gasolina, como o Stilo 1.8 16 válvulas e a linha Marea. “Fica mais difícil ainda porque são modelos mais sofisticados.”

Para o gerente de vendas da Sandrecar – concessionária Ford em Santo André –, Sebastião de Oliveira Lira, as vendas da marca deverão crescer ainda mais quando a montadora estender a tecnologia bicombustível para os modelos 1.0 – Ka e parte da linha Fiesta. Hoje, contam com o sistema o Fiesta e Fiesta Sedã, ambos motores 1.6 e o EcoSport.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;