Economia Titulo
Taxa de juros é a mais baixa desde 1995
Por Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
16/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Por causa da alta nas vendas e da maior competição do mercado no mês passado, o consumidor desfrutou das menores taxas de juros desde 1995. O índice médio caiu de 7,23% para 7,18% ao mês – 129,81% ao ano –, redução de 0,5% contra novembro, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Economia e Contabilidade).

O bom desempenho da economia no ano passado e o cenário positivo do crédito estimularam a queda no mês, como explicou o vice-presidente da entidade, Miguel de Oliveira. “Foi um bom momento econômico, com o crédito crescendo. O ambiente positivo reflete na maior concorrência entre os bancos”, explicou. O volume de crédito disponível no mercado cresceu cerca de 26% no ano passado, o equivalente a 34% do PIB (Produto Interno Bruto).

Previsão de queda - O cenário em relação às taxas de juros, entretanto, não deve continuar tão otimista para este ano. Pesquisa divulgada pelo Procon-SP revela que, no início de janeiro, já houve alta nos índices cobrados pelas instituições financeiras para o empréstimo pessoal. O aumento foi de 0,09 ponto percentual, de 5,27% em dezembro para 5,36%. A elevação foi puxada por três dos dez bancos pesquisados.

“Não é momento para preocupações por enquanto. As altas podem ter sido pontuais dos bancos. A avaliação sofre mudanças se o cenário se repetir nos próximos meses”, explicou a diretora de estudos e pesquisas do Procon, Valéria Rodrigues Garcia.

Dois fatores internos anunciados pelo governo podem colaborar para a interrupção da queda dos juros ao consumidor este ano: o aumento da alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) das instituições financeiras de 9% para 15% e o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em 0,38%.

O cenário, somado à crise econômica do mercado norte-americano e a alta da inflação nacional além do esperado, fez Oliveira inverter, inclusive, suas projeções sobre as taxas de juros para 2008, que eram de queda gradual. “Poderá ocorrer aumento.”

Com isso, novas reduções da Selic (taxa básica de juros) – em 11,25% ao ano – esperadas para o início de 2008, podem vir a acontecer só no segundo semestre do ano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;