Política Titulo Diadema
Lauro Michels vai mexer em três secretarias

Haverá alteração de Chico Rocha e Fernando Machado; Giba será demitido em Diadema

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/04/2014 | 06:28
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), prepara mais três mudanças em seu secretariado para o próximo mês. Serão dois remanejamentos e uma saída, a do secretário de Cultura, Gilberto Moura, o Giba da Cultura. Chefe de Gabinete e sogro do prefeito, Francisco José Rocha ficará definitivamente na Pasta de Planejamento e Orçamento – ele comanda o setor de forma interina. Rocha será substituído por Fernando Moreira Machado, atualmente secretário de Assuntos Jurídicos do Paço.

As alterações servirão para estreitar a relação do governo com a Câmara e para atender demandas da lista de procuradores municipais. A saída de Giba tem como motivo o desagrado com o trabalho e a polêmica realização do Carnaval – houve problemas com prestação de contas de escolas de samba e atrito no tratamento com a Uesda (União das Escolas de Samba de Diadema).

Chico Rocha atua hoje como primeiro-ministro da Prefeitura, com influência em todos os departamentos do Executivo. Essa função lhe impede de dar atenção aos vereadores, uma das atribuições do chefe de Gabinete.

Nas últimas semanas, Rocha tem se dedicado quase que exclusivamente à montagem da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e à formatação de prestação de contas do Paço. Deixou, neste período, de atender telefonemas de alguns vereadores, o que irritou a base. Sinais de estremecimento foram vistos, principalmente pela bancada do PSB.

Desgastado com o rol de procuradores da administração, Fernando Moreira Machado tem lidado constantemente com o grupo governista na Câmara. Ele costuma aparecer em todas as sessões ordinárias, além de reuniões com os parlamentares fiéis a Lauro. Filho da ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) municipal, Maria Marlene Machado, Fernando continuará no governo por ter sido escudeiro do então candidato Lauro Michels.

QUEM ASSUME
Lauro ainda não definiu quem irá substituir Fernando Moreira Machado na Pasta de Assuntos Jurídicos nem o sucessor de Giba na Secretaria de Cultura.

O favorito para liderar o departamento jurídico é Roberto Viola, ex-secretário do setor no governo de Gilson Menezes (PSB) e que hoje trabalha como assessor de Chico Rocha no Gabinete. O nome é o preferido do prefeito, mas não é bem aceito no alto clero da Prefeitura. Marlene Machado também é comentada para a função.

A vaga de Giba foi oferecida ao ex-vereador e assessor especial Laércio Soares (PCdoB). Seria forma de contemplar aliado recente e fidelizar apoio do PCdoB à tentativa de reeleição de Lauro, em 2016. O comunista, no entanto, rejeitou o convite e optou por continuar com trabalho de auxiliar no diálogo do governo com o Legislativo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;