Economia Titulo
Taxa de desemprego no Grande ABC cai em agosto
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
24/09/2005 | 07:37
Compartilhar notícia


A redução do ritmo de criação de empregos é uma notícia ruim para o Grande ABC, mas, por outro lado, a taxa de desemprego está caindo. A região teve a segunda redução consecutiva em agosto. Caiu de 17,1% em julho para 16,8% no mês passado, aponta a pesquisa mensal elaborada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).

Com esse segundo recuo, 3 mil pessoas deixaram o contingente de desocupados e outros 6 mil ingressaram no grupo de empregados. As contratações da indústria metal-mecânica (montadoras, autopeças, metalurgia tradicional e mecânicas) contribuíram para o aumento do emprego na região, na avaliação dos técnicos da pesquisa. O setor teve alta de 6,4% no volume de empregos entre julho e agosto. Nos últimos três meses, o índice no Grande ABC já sofreu redução de 1,1 ponto percentual.

Já a pesquisa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) constatou que as contratações na indústria paulista estão estagnadas. O nível de emprego industrial no Estado oscilou positivamente 0,08% em agosto na comparação com julho. Foram geradas 1.571 vagas.

No Grande ABC, o desempenho foi melhor. São Caetano teve acréscimo de 0,91%; Diadema de 0,87%; e São Bernardo de 0,36%. Só na regional Santo André – que abrange também Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra –, houve recuo de 0,55%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;