Internacional Titulo
Grã-Bretanha propõe testes para Iraque mostrar cooperação
Do Diário OnLine
11/03/2003 | 10:03
Compartilhar notícia


Diante da dificuldade em conquistar votos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a aprovação da nova resolução sobre o Iraque, a Grã-Bretanha estuda novas alterações na proposta apresentada na última sexta-feira que dá o dia 17 de março como prazo final para o regime de Saddam Hussein se desarmar.

Diplomatas britânicos agora sugerem à ONU uma série de testes pelos quais o Iraque passaria, dentro de um período pré-determinado de tempo, para provar que o país está de fato cooperando com os inspetores da ONU. Segundo o embaixador britânico na ONU, Jeremy Greenstock, a proposta ainda está sendo estudada.

A alteração foi levantada pela Grã-Bretanha depois que França e Rússia declararam abertamente na segunda-feira que vetarão a proposta para uma segunda resolução. O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, reagiu à oposição. "Se os países falam em vetar a resolução em todas as circunstâncias, eles mandam a seguinte mensagem para Saddam Hussein: você está fora de perigo", disse.

Além dos testes, a nova versão da segunda resolução daria a Saddam um novo prazo para mostrar total cooperação com a ONU. A data iria além do dia 17 – ultimato atual ao líder iraquiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;