Economia Titulo
BC eleva projeção da inflação de 2003 para 10,8%
Por Do Diário OnLine
31/03/2003 | 11:06
Compartilhar notícia


O Banco Central elevou a projeção de inflação para este ano medida pelo IPCA de 9,5% para 10,8% - o índice é utilizado como referência no regime de metas de inflação. A estimativa está acima da meta para 2003, que foi ajustada para 8,5%.

De acordo com o Relatório de Inflação do primeiro trimestre do ano, divulgado nesta segunda-feira, a inflação acumulada em 12 meses deve ficar entre 16% e 17% até o terceiro trimestre do ano. Segundo a instituição, a elevada inflação nesse período é devido à permanência no cálculo da inflação de 6,6% no quarto trimestre de 2002.

Mas, para o BC, a partir do terceiro trimestre a inflação deve cair muito por três meses consecutivos, para 10,8% no último trimestre do ano e para 6,7% no primeiro trimestre de 2004.

Segundo o Banco Central, a previsão de inflação para 2003 foi elevada devido aos resultados do IPCA no primeiro trimestre deste ano. Em dezembro, a previsão era de que a inflação chegasse a 2,9% no primeiro trimestre, mas a projeção atual leva em conta uma inflação de 4,8% no período, trabalhando com uma taxa de 0,9% em março.

Ainda de acordo com o relatório da autoridade monetária, a inflação no início deste ano foi maior do que a esperada devido à elevação dos preços administrados (tarifas públicas e preços controlados), que subiram 7,5% no período.

Os cálculos do Banco Central foram feitos a partir de um cenário com taxa de câmbio de R$ 3,40 e taxa básica de juros de 26,5% ao ano, que é a atual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;