Cultura & Lazer Titulo
Todos os rocks
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
12/09/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Importante berço de um específico subgênero do rock brasileiro, o punk, Santo André agora sedia o 3º Festival da Cultura Industrial, que começa amanhã trazendo no cardápio repertório capaz de agitar marmanjos e jovens, rebeldes e ingênuos.

A programação, dividida por subcategorias, passeia por bandas independentes, o punk rock, o rockabilly, o balanço do rock dos anos 1960, a agitação roqueira dos anos 1980 e a fase áurea da Jovem Guarda.

O festival segue ininterruptamente até o dia 16, no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, e traz apresentações no dia 18, no Parque Ipiranguinha, e no dia 25, no Parque Jaçatuba. Todas as atrações têm entrada franca.

Para dar início às apresentações, amanhã o calendário destaca o cenário independente. Depois da exibição do documentário 'A Cidade do Rock', bandas regionais como Krias de Kafka, Juão Palmito e o Talo da Pinha, Espasmos do Braço Mecânico e Criatura da Noite fazem show. Em comum, as formações trazem um leque de influência que passa por diversos gêneros, e a dificuldade de sobreviver de modo independente no Grande ABC.

A quarta-feira reserva noite capaz de incendiar os menos roqueiros, com agenda voltada para o jazz, o blues e o rock balad. Sobem ao palco do saguão do Teatro Municipal de Santo André o saxofonista Flávio Bala, que apresenta canções cheias do improviso do jazz, e o pianista e cantor Adriano Grineberg, que faz um extenso passeio pelo blues. A data fecha com a banda norte-americana The Platter's (cujos ingressos, que devem ser retirados antecipadamente, começam a ser distribuídos hoje, a partir das 19h, na bilheteria do Teatro).

O famoso grupo vocal, que está na ativa desde 1950, traz nas malas sucessos como 'Only You', 'My Prayer' e 'You've Got The Magic Touch'.

A história da região será reverenciada pesadamente na quinta, com seleção voltada para o punk rock e o rockabilly. Se apresentam as bandas regionais Subviventes, Kães Vadius e a formação capitaneada por João Gordo, a Ratos de Porão.

BAILE DA SAUDADE
A partir de sexta, a atração volta ao passado e dá show para quem quer reviver os tempos que ficaram para trás dos anos 1980. No dia 18, no Saguão do Teatro Municipal, a banda Os Incríveis e a dupla Os Vips dão o tom do balanço roqueiro dos anos 1960 e 1970. Sucessos do período, como 'Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones', 'O Milionário', 'A Despedida' e 'Cada Segundo', não faltarão.

No domingo, no Parque Ipiranguinha, a descontração pop e o apelo político que marcaram os anos 1980 serão representadas por nomes como Kid Vinil, Marcelo Nova, Kiko Zambianchi e Nasi. As jovens bandas Bionika e Os Impossíveis completam a agenda do dia.

Para encerrar, no dia 25, no Parque Jaçatuba, verdadeiros vovôs do rock nacional sobem ao palco. Ângelo Máximo, Demétrius, Bobby de Carlo, Carlos Gonzaga, Sílvio Brito e The Clevers soltam a voz e fazem ressurgir clássicos que agitaram as pistas no período da Jovem Guarda. A banda andreense Nervos abre o dia apresentando clássicos de Raul Seixas, Ira!, Barão Vermelho e repertório autoral.

Programação

Dia 13

Documentário 'A Cidade do Rock', às 19h30.
Shows com as bandas Criatura da Noite, Krias de Kafka, Espasmos do Braço Mecânico, Juão Palmito e O Talo da Pinha, às 20h. No Saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário).

Dia 14
Adriano Grineberg, às 19h30.
Flávio Bala, às 20h30.
The Platters, às 21h.
No Saguão do Teatro Municipal.

Dia 15
Subviventes, às 19h30.
Kães Vadius, às 20h30.
Ratos de Porão, às 21h30.
No Saguão do Teatro Municipal.

Dia 16
Os Incríveis e Os Vips, às 20h.
No Saguão do Teatro Municipal.

Dia 18
Banda Bionika, às 14h.
Banda Os Impossíveis, às 15h.
Shows de Willie, Kid Vinil, Kiko Zambianchi, Marcelo Nova e Nasi, a partir das 16h.
No Parque Antonio Fláquer - Ipiranguinha (Rua Coronel Seabra, 210).

Dia 25
Banda Nervos, às 14h.
Shows de Angelo Máximo, Demétrius, Bobby de Carlo, Carlos Gonzaga, Sílvio Brito e The Clevers, a partir das 15h.
No Parque Jaçatuba (Avenida Itamarati, 536). Informações pelo telefone 4433-0711.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;