Setecidades Titulo Trânsito
Santo André dá início à Operação Volta às Aulas
Do Diário OnLine
31/07/2018 | 17:38
Compartilhar notícia
Júlio Bastos/PSA


A partir desta quarta-feira (1), a Prefeitura de Santo André promoverá a Operação Volta às Aulas. A ação monitora e orienta motoristas, condutores de vans escolares, ciclistas e pedestres quanto à segurança no trânsito.

Serão realizadas abordagens para distribuição de material educativo, instalação de faixas informativas e orientação às equipes gestoras das instituições de ensino públicas e privadas.

Neste ano, a GCM (Guarda Civil Municipal) terá equipes com motocicletas da Ronda Escolar e viaturas setoriais em vários locais da cidade, como a Vila Guiomar, Vila Pires, região central e bairro Silveira. O foco de atuação será a preservação da vida, da ordem pública e proporcionar maior sensação de segurança próximo às escolas e também nas imediações.
 
De acordo com balanço realizado pelo DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), a parada em fila dupla é a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano. Registra-se ainda o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e o estacionamento em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
 
O DET recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas destinadas a idosos, pessoas com deficiência e transportadores de escolares, fiquem atentos às placas de sinalização e respeitem os limites de velocidade. Vale reforçar ainda que crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem utilizar cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente. O DET também recomenda sempre embarcar ou desembarcar pelo lado da calçada e atravessar na faixa de pedestres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;