Cultura & Lazer Titulo
Darwinismo em 90 minutos de leitura
Por Ricardo Ditchun
Do Diário do Grande ABC
11/02/2001 | 18:25
Compartilhar notícia


As livrarias acabam de receber mais dois títulos da coleção Cientistas em 90 Minutos, iniciativa da Jorge Zahar Editor que pretende popularizar a obra e as idéias dos grandes pensadores da humanidade por meio de relatos curtos, bem-humorados e, sobretudo, competentes. São eles: Darwin e a Evolução (96 págs.) e Crick, Watson e o DNA (100 págs.), ambos escritos por Paul Strathern, professor da Kingston University e jornalista.

Cada livrinho (12 cm x 18cm) custa R$ 10 e, conforme indica o subtítulo comum, os textos podem ser lidos em 90 minutos. Trata-se, em outras palavras, de um projeto exemplar que consiste em fornecer dados relevantes e suficientes para se estar bem informado a respeito das principais descobertas científicas realizadas em todos os tempos. Além disso, o leitor encontrará ainda citações, cronologias e uma lista de leituras sugeridas.

Em Darwin e a Evolução, Strathern refaz o percurso de Charles Darwin (1809-1882), desde o período de sua formação intelectual até a consolidação de sua teoria da evolução, uma revolução que obrigou a humanidade a repensar seu papel no processo evolutivo das espécies.

Na outra obra, Francis Crick e James Watson são os protagonistas de uma série de experiências que também culminaram com uma mudança na história do século XX. Aqui, o tema é a identificação da estrutura do DNA, feito obtido por Crick e Watson em 1953, vencendo assim uma importante batalha científica que tem como fim o mapeamento do código genético.

Além destes dois títulos, a coleção Cientistas em 90 Minutos já tem publicados, entre outros, Arquimedes e a Alavanca, Bohr e a Teoria Quântica, Curie e a Radioatividade, Einstein e a Relatividade e Galileu e o Sistema Solar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;