Política Titulo
PMDB visa reforçar quadros na região
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/03/2011 | 07:08
Compartilhar notícia
Edmílson Magalhões/DGABC


Para alcançar o esperado fortalecimento, emplacar quantidade maior de candidatos nas eleições municipais de 2012 e, assim, participar das decisões estaduais, as lideranças do PMDB, em suas três esferas, estão à procura de nomes para engrossar os quadros do partido. Em reunião ontem, em São Paulo, a cúpula da legenda, incluindo o vice-presidente Michel Temer, deixou claro que as filiações serão termômetro para medir a força política dos postulantes.

Em 2008, apenas Mauá teve representante peemedebista na chapa majoritária. Paulo Bio foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Chiquinho do Zaíra (então PSB, hoje sem partido).

Conforme tratativas, o PMDB espera contar em seus quadros com as presenças dos veredores Lauro Michels (PSDB-Diadema), Gilberto Costa (PP-São Caetano), Paulo Bottura (PTB-São Caetano), o superintendente do Semasa de Santo André, Ângelo Pavin, e o ex-prefeito de São Bernardo Tito Costa.

Recentemente, o PMDB trouxe aos seus quadros o supersecretário de Santo André Nilson Bonome. De acordo com a deliberação do partido, o titular das Pastas de Saúde e de Gabinete deve ser candidato (a prefeito ou a vice) na cidade comandada por Aidan Ravin (PTB).

Sobre a candidatura de Bonome, o vice-presidente se esquivou e repassou a responsabilidade ao próprio recém-filiado. "Vai depender muito dele e da direção local. A nossa deliberação ficou clara, isso não foge de Santo André. Depende CS10.4agora dos acordos que forem realizados", discorreu Temer. "O Bonome é fruto desse esforço incondicional do PMDB de trazer nomes de peso às cidades onde não tivemos candidatos em 2008 e que tivemos pouca densidade eleitoral", sustentou o presidente provisório estadual do PMDB, Baleia Rossi.

A direção paulista sacramentou no encontro a resolução de que todos os diretórios municipais são obrigados a lançar aspirante a prefeito ou a vice. Em situações em que for comprovada impossibilidade de indicar candidato próprio, a definição da coligação local ficará a cargo da executiva estadual.

"Isso dá ânimo e injeção no partido no sentido de buscar alternativas ou escancarar as portas em cada município para encontrar lideranças que possam concorrer à prefeitura", enfatizou Baleia, acrescentando que a intenção é fazer no mínimo 100 prefeitos - hoje são 70 municípios capitaneados pelo PMDB.

A sigla pretende alinhar as diretrizes da executiva nacional, alinhada com o PT, com a estadual, parceira do PSDB. "Hoje o pensamento é uniforme, todos se convenceram que, para ser forte e ter respeitabilidade política e pública, devemos expor a decisão da maioria", lembrou Temer, inclinado aos petistas.

A coordenadora do PMDB na região, deputada Vanessa Damo, afirmou que o partido trabalha para conseguir tornar realidade o crescimento em 2012. "Sem desvalorizar os fundadores, abriremos portas para novas lideranças participar do pleito com força."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;