Economia Titulo
Scania fecha acordo com prefeitura de São Paulo
Da Redação
27/11/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A Scania do Brasil acaba de fechar contrato para a venda de 50 ônibus movidos a etanol para a Viação Metropolitana, uma das operadoras do sistema de transportes da cidade de São Paulo. No protocolo de intenções para a compra dos modelos, assinado anteontem no Gabinete da prefeitura do município, a montadora também será responsável por garantir a manutenção preventiva dos veículos até 120 mil quilômetros rodados por unidade.

Hoje Scania, Viação Metropolitana, Única, Cosan e a Prefeitura de São Paulo dão um passo importante em sustentabilidade que garante futuro mais saudável à população. O etanol é, no momento, a solução mais viável no Brasil dentre os combustíveis renováveis por apresentar melhor relação custo-eficiência em níveis de emissões e disponibilidade", declarou Wilson Pereira, gerente executivo de vendas de ônibus da Scania.

Os novos ônibus sustentáveis K 270 4x2, com entrega prevista em lotes a partir de maio do próximo ano, são equipados com motor 9.0 que geram 270 cv de potência e serão abastecidos com etanol, adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição. Esse combustível renovável é capaz de reduzir significativamente a emissão de CO2 - até 90%.

A tecnologia dos modelos já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e a Euro 5 - que só entrará em vigor no País em 2012 -, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia.

Cada unidade, de acordo com a montadora, custa R$ 250 mil. A iniciativa da compra dos 50 veículos pela Capital paulista coloca a Scania como a única fornecedora de ônibus a etanol. "Há 20 anos comercializamos o produto na Europa. Agora saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro, especialmente em São Paulo, se considerarmos que, para cumprir as metas de política ambiental, todo município paulista terá de ter uma frota de ônibus composta por veículos movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018", esclarece o executivo.

Antes da venda para a Viação Metropolitana, a Scania já havia cedido para a cidade de São Paulo dois veículos movidos com combustível vegetal que foram usados durante três anos em operação de tráfego normal. A primeira unidade foi entregue em 2007 e a segunda em 2009.

A disponibilidade de veículos coletivos movidos a etanol já gerou interesse de alguns órgãos gestores e a montadora apresentará os esclarecimentos técnicos solicitados em diferentes capitais brasileiras.

Os ônibus serão fabricados na planta da Scania em São Bernardo, que tem capacidade para produzir entre 4.000 e 5.000 ônibus por ano.

De acordo com a empresa, nenhuma prefeitura dos municípios do Grande ABC entrou em contato para fechar acordo similar ao concretizado com São Paulo. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;