Política Titulo Mulheres de peito
Tucano torna permanente programa de combate ao câncer de mama

Governador sanciona projeto de Orlando Morando, antes provisório

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
03/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Chefe do Executivo paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) tornou permanente, o hoje provisório, programa Mulheres de Peito, de prevenção e combate ao câncer de mama, idealizado e mantido pelo governo do Estado.

O governador sancionou o projeto de lei do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) que prevê ampliação no acesso e incentiva as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o território de São Paulo.

“Buscamos trabalhar por este projeto, pois o câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres. O programa (Mulheres de Peito) tem sido fundamental no auxílio, mas detectamos a necessidade do exame dar mais acesso às pessoas”, justificou Morando.

Criado no ano passado, a ação preventiva realizou aproximadamente 60 mil mamografias, por meio de carretas móveis.

No Grande ABC, esteve presente em Santo André (duas vezes), São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra, sendo elogiado pelas moradoras da região, que destacaram também maior rapidez
no atendimento e exame.

“A proposta garantirá maior agilidade nos diagnósticos. Trata-se de acompanhamento importante que precisa estar expandido a diversos equipamentos da Saúde. O governador está engajado nesse trabalho e por isso assinou. Temos certeza de grande contribuição”, complementou o parlamentar, revelando satisfação com a aprovação da matéria. “Fiquei satisfeito, porque o governador já vetou planos que buscavam auxiliar o programa, por conta de inconstitucionalidade e outros fatores”, adicionou.

Por nota, o secretário de Saúde estadual, Davi Uip, detalhou os objetivos pretendidos com a instituição do Mulheres de Peito. “Com este programa queremos estimular o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama, que tem alto índice de mortalidade. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento (da doença)”.

TRABALHO

De volta aos trabalhos legislativos após fim do recesso na Assembleia, Morando destacou outras ações que deverão ser norte das atividades neste ano.

Como principal, o tucano assegurou que a crise hídrica deverá ser bastante debatida. “É um grave problema que precisa cada vez mais da participação de todos, de maneira integral”, explicou.

O parlamentar adiantou que deverá efetuar nos próximos dias reunião com comerciantes. “O objetivo é coletar o maior número de sugestões para avançarmos em medidas auxiliares. Vou dialogar com este segmento que está muito ligado”, exemplificou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;