Setecidades Titulo Educação
Meio ambiente é tema de projeto

No total, 5.000 estudantes e 50 professores desenvolveram atividades

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
13/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O projeto Escolas Sustentáveis está mudando a forma como crianças entre 6 e 14 anos encaram a preservação do meio ambiente. Encerrada ontem em Santo André, a iniciativa também foi realizada em escolas de São Bernardo. No total, 5.000 estudantes e 50 professores das duas cidades participaram.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo estava o consumo consciente, alimentação saudável, tratamento adequado de lixo, reciclagem e coleta seletiva. O projeto foi desenvolvido pela editora Evoluir - Educação para a Sustentabilidade, em parceria com as secretarias de Educação e a Rhodia.

"A ideia é que cada escola desenvolva um projeto diferente sobre o tema e os próprios alunos opinem sobre qual direcionamento será dado", explica a coordenadora do Escolas Sustentáveis Ana Lucia Pilz Borba. A iniciativa foi implementada em Curitiba no ano passado, como projeto piloto, em 34 escolas do município. Em 2011, 15 cidades participaram, entre as quais Santo André e São Bernardo.

COMPORTAMENTO

Segundo a gerente de articulação de projetos da Secretaria de Educação de Santo André Andrea Paula Padalino, a mudança no comportamento dos alunos frente aos problemas ambientais é perceptível. "Podemos notar uma transformação significativa quanto à consciência ambiental. Agora eles são multiplicadores de um conceito e têm papel fundamental para levar essa mudança às famílias e amigos", avalia.

Para aplicação do projeto nas salas de aula, os professores das redes de Santo André e São Bernardo passaram por capacitação fora do horário de trabalho.

De acordo com a representante da Evoluir, a intenção é ampliar o número de escolas atendidas em todo o Brasil no próximo ano, inclusive as parcerias no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;