Cultura & Lazer Titulo
A necessária poesia
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
26/03/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Clarisse Abujamra leva ao palco todos os Antonios de sua vida no espetáculo Antonio – Da Tua Tão Necessária Poesia, com única apresentação nesta quinta-feira, às 16h, no Sesc Santo André.

O monólogo concebido e interpretado pela atriz de 59 anos chega à cidade para comemorar o Dia Mundial do Teatro, que é na quinta-feira.

Por meio de trechos de obras de grandes nomes da poesia nacional e estrangeira, Clarisse encena quadros que contam um pouco sobre esses ‘Antonios’ que influenciaram sua vida.

 “Depois de uma longa entrevista, daquelas que se fala sobre tudo, percebi que minha vida estava cheia de Antonios”, explica a atriz, que sempre esteve muito próxima deste nome.

Por coincidência, seu mestre nas artes do teatro foi o tio Antonio Abujamra, ela apaixonou-se pelo bailarino espanhol Antonio Guedes e foi casada com o ator Antonio Fagundes, com quem teve um filho, batizado de Antonio. “Falo de outros Antonios também, que estão presentes na vida de quem está assistindo”, diz.

Sensibilidade - A necessidade de dizer a poesia para quem tem a necessidade de ouvi-la foi o ponto de partida para que Clarisse criasse a montagem.

Acompanhada ao vivo por seu irmão, o pianista Ivan Abujamra, a atriz utiliza o humor e a sensualidade para contar suas histórias. “Uso os Antonios como uma coluna do espetáculo”, explica a atriz. “Sou uma voraz leitora e completamente apaixonada por poesia. Queria colocar isso em uma peça, mas se declamasse apenas, nem meu pai iria ver”, brinca.

Daí, surgiu a idéia de aliar fatos de sua própria trajetória com poesias de Fernando Pessoa, Olga Savary, Camões, Florbela Espanca, Bertolt Brecht, Elisa Lucinda, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, Arnaldo Antunes, João Abujamra e Ana Akmatova, entre muitos outros.

‘Antonio – Da Tua Tão Necessária Poesia’ traz fragmentos de textos que encaixam-se com as relações da atriz: amizade, paixão, amor. “Sinto-me muito à vontade. A peça é como se eu estivesse em uma sala de visita, uma conversa com amigos”, completa Clarisse.

Antonio – Da Tua Tão Necessária Poesia. Teatro. Amanhã, às 16h. No Teatro do Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;