Esportes Titulo
Libertadores começa ‘pra valer’ hoje, mas sem brasileiros
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
12/02/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Ainda considerada o símbolo máximo de status para o clube campeão no panorama do futebol sul-americano e mundial, a Libertadores começa para valer hoje, com o início dos duelos da segunda fase – a de grupos –, com as partidas Deportivo Cuenca x Estudiante La Plata, Caracas x San Lorenzo e Audax Italiano x Boyacá Chicó.

Flamengo, Santos, Cruzeiro, São Paulo e Fluminense são os representantes brasileiros na edição deste ano.

Além do tricampeão São Paulo (1992, 1993, 2005), Cruzeiro, Flamengo e Santos já foram campeões da Copa. O time mineiro por duas vezes (1976 e 1997), o carioca uma (1981) e o paulista duas (1962 e 1963). O Internacional, que não se classificou para a edição deste ano, foi o melhor em 2006.

No total, o Brasil soma até agora 13 títulos na competição. Nos últimos oito anos, porém, a supremacia é argentina, com os quatro campeonatos conquistados pelo Boca Juniores, que além do título no ano passado, também levantou a taça em 2000, 2001 e 2003.

Além de brasileiros e argentinos, o quadro de títulos do período se completa com um para o Paraguai (Olímpia, em 2002) e um para a Colômbia (Once Caldas, em 2004).

PAULISTAS PELO TÍTULO

Com vistas específicas para a competição, a maior expectativa no Tricolor paulista recai sobre a atuação do atacante Adriano, principal reforço do clube para o semestre.

Além do Imperador, o São Paulo também poderá apostar suas fichas na regularidade e estrela que o atacante Aloísio carrega em suas atuações no torneio sul-americano. Um dos maiores destaques do título de 2005, o jogador também foi artilheiro da competição no ano seguinte, com cinco gols.

Já no Santos, a diretoria corre para regularizar a documentação dos quatro estrangeiros recém-contratados para completar o elenco: Molina, Quiñones, Sebastian e Trípodi. O lateral Kléber e o zagueiro Fabão também aguardam para serem inscritos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;