Economia Titulo
Atraso no pagamento de dívidas sobe 6,9%
Por Gabriela Gasparin
Do Diário do Grande ABC
15/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Assim como os juros, a inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou em janeiro.

Segundo levantamento feito pela Serasa, a alta foi de 6,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro, o indicador caiu 1,4%.

O resultado do mês passado é maior do que o observado no mesmo período de 2007, quando o índice ficou em 5,1%.

RANKING

Os bancos lideraram o ranking de representatividade das dívidas, com participação recorde para o mês: 42,6% no indicador. Em janeiro de 2007, as pendências com as instituições financeiras representaram 36,2%. Em dezembro, a porcentagem estava em 42,8%. O valor médio correspondente às dívidas com os bancos foi de R$ 1.378,21. quantia 4,8% maior do que no mesmo mês do ano passado.

As contas não pagas de cartão de crédito e financeiras ficaram em segundo lugar, com 31% de participação. Em janeiro de 2007 a fatia era de 31,6%. As contas médias com cartões de crédito foram de R$ 354,34, com alta de 4,3% no período.

Os cheques sem fundo ficaram com a terceira colocação no ranking, o equivalente a 24%, ante 29,5% de janeiro de 2007.

MOTIVOS

A alta do crédito e o maior poder aquisitivo da população, por causa da elevação da renda, foram fatores que fizeram a inadimplência aumentar neste ano, explicou o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida.

“O último trimestre dE 2007 também apresentou uma alta na inadimplência que não costuma acontecer. Com o bom desempenho da economia, os bancos investiram nas linhas de crédito”, disse. Outros motivos, segundo ele, são sazonais, como o pagamento de dívidas somadas a impostos (IPVA e IPTU).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;