Nacional Titulo
Gaviões abre Carnaval de São Paulo
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
01/02/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os desfiles de São Paulo começam hoje com a volta de uma das escolas mais populares à elite do Carnaval: a Gaviões da Fiel, campeã do grupo de acesso em 2007, que promete uma apresentação sem falhas para se manter entre as melhores da festa paulistana. O espetáculo começa às 23h15 e segue até o início da manhã de domingo, quando a última agremiação do grupo especial, Império de Casa Verde, entra no sambódromo.

Para cumprir a meta de não cair, integrantes da Gaviões e milhares de torcedores do Corinthians apostam no tema, que fala da cidade histórica de Santana do Parnaíba. O carnavalesco Mauro Quintais define o enredo como uma história de luta e fé em terras recém-descobertas.

A rival Mancha Verde, escalada para desfilar na noite de sábado a fim de evitar choque entre as torcidas, também apresenta um enredo cultural e histórico. O tema será a vida do poeta Ariano Suassuna, autor de O Alto da Compadecida, obra transformada em filme. A direção da escola espera a presença de Suassuna, atual secretário de cultura de Pernambuco, no último carro.

A atual campeã, Mocidade Alegre, faz uma homenagem a São Paulo. A maior capital do País é retratada em enredo que mostra a visão do turista sobre a metrópole. “Uma cidade grandiosa e diversificada, que oferece oportunidade, cultura e lazer ao visitante”, conta o diretor Sidnei França.

Tradicional no samba paulistano, a Nenê de Vila Matilde tem como tema o folclore brasileiro e presta homenagem ao advogado e jornalista Luis da Câmara Cascudo, que dedicou sua vida ao estudo da cultura do Brasil. Já a Vai-Vai mostra a importância da educação no crescimento cultural do povo e no combate à corrupção.

A Império fecha a festa com vontade de levar o terceiro título para a quadra. A escola, bicampeã em 2005 e 2006, conta a história da MPB e, para mostrar que sabe fazer fantasias e não apenas carros (considerados os maiores do Carnaval de São Paulo), a direção promete alas luxuosas e integradas com o samba-enredo.

As demais escolas também mantêm acesa a esperança pela conquista do título. Não há favoritos. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo espera profissionalismo e competitividade no Carnaval 2008.

PERFUMADA

A Rosas de Ouro conta com a ajuda regional para perfumar o sambódromo na madrugada de amanhã. A escola da Zona Norte de São Paulo firmou parceria com o Pólo de Cosméticos de Diadema para contar a história do perfume. Durante o desfile, integrantes da escola vão distribuir 35 mil lenços umedecidos com fragrância floral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;