Turismo Titulo Cuba
Uma nova Cuba

Raúl Castro permitiu livre acesso dos cubanos aos hotéis, que anteriormente eram reservados a estrangeiros

Por Christiane Ferreira
24/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Cuba não é mais a mesma. Depois de assumir a presidência da ilha após a renúncia de Fidel Castro, em fevereiro deste ano, seu irmão, Raúl Castro, anunciou mudanças que podem fazer com que a história do país nunca mais seja a mesma.

Uma das medidas tomadas por Raúl foi permitir o livre acesso dos cubanos aos hotéis, que anteriormente eram reservados a turistas estrangeiros.

Muitos desses estabelecimentos foram construídos nos últimos 15 anos. Cuba, que é a maior ilha do território das Antilhas, recebe mais de 2 milhões de turistas estrangeiros por ano, em uma indústria que tem a receita bruta de 2 bilhões de dólares.

Nos últimos anos passou a permitir a hospedagem de casais cubanos em lua-de-mel, trabalhadores e estudantes destacados, que chegaram a 750 mil pessoas em 2006, a um custo de 57 milhões de dólares.

 

Varadero- Um dos roteiros turísticos que promete aumentar o fluxo de visitantes é Varadero, a 140 quilômetros da capital do país, com 18 quilômetros de extensão. Em virtude da origem africana, a cultura cubana possui muito em comum com a brasileira, como o Carnaval e a santería, religião parecida com o candomblé.

Em Varadero a infra-estrutura foi preparada para receber bem o turista, com atrativos naturais, com o conforto da vida moderna.

A cidade é dividida em Varadero Velha e Varadero Nova. A população vive na parte velha, enquanto na parte nova ficam os hotéis.

Uma das boas pedidas de passeio para o turista é embarcar no tradicional Gua-gua, um ônibus de dois andares que passa por uma estradinha que liga os resorts à cidade.

Consideradas umas das mais belas praias do Caribe, possui praias de águas transparentes e areias finas e brancas. O sol aparece por cerca de 12 horas por dia e a temperatura média é de 25°C.

A cidade de Matanzas é a capital da província. Ao Sul está a Península de Zapata, um dos ecossistemas mais importantes de Cuba e maior reserva pantanosa da região. Neste rico abrigo de reservas naturais estão diferentes espécies de vida selvagem. 

Música - Entre os dias 11 e 15 de junho Varadero abrigará o Festival da Música 2008, presidido pelo maestro Juan Formell.

Jazz, rumba e música tradicional unidas a grandes orquestras estão entre os ritmos do evento. Entre os artistas confirmados estão a cantora brasileira Simone e a cubana Omara Portuondo.                                           

Havana une cultura e tradição

Um dos lugares mais charmosos do mundo, Havana, a capital Cubana, une cultura e tradição.

O escritor Ernest Hemingway, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, em 1954, e autor de livros como O Velho e o Mar, que por muitos viveu em Havana, costumava dizer que a beleza do lugar só era superada por destinos como Veneza e Paris.

São Cristóvão de Havana, nome original em que foi batizada, tem múltiplos atrativos que podem ser desfrutados: praias charmosas, arquitetura colonial, além de grandes hotéis, cabarés, restaurantes bem conceituados e um estilo de vida que vem mudando aos poucos, sinalizando muito do que ainda vem por aí.

Sem Fidel - Após a renúncia de Fidel, a capital também já sente algumas mudanças. Informados pelo comentário boca a boca, milhares de cubanos já podem ir visitar armazéns para comprar ou simplesmente ver os preços de uma série de produtos eletrônicos, com venda restringida desde 2003 devido ao déficit energético do país.

Agora os cubanos também podem alugar carros e ainda circulavam notícias de que a comercialização de automóveis será liberada em breve. O mesmo acontece com a venda livre de celulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;