Setecidades Titulo Redação
Ganhadora do Desafio realiza sonho da faculdade

Mayra dos Anjos é recebida com festa em escola de Diadema

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
01/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi difícil para Mayra Caroline dos Anjos, 17 anos, dormir após ter conquistado o prêmio máximo da sexta edição do Desafio de Redação, na quinta-feira. A aluna da EE General José Artigas, de Diadema, irá realizar o sonho de cursar Design de Interiores com bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Sem dinheiro para pagar o Ensino Superior e já aprovada em algumas instituições, Mayra não sabia o que faria no ano que vem. "Sempre sonhei em sair do 3º ano e ir para a faculdade. Para os outros pode não ser tão importante, mas era o que eu queria."

Dois minutos antes de ser anunciada vencedora, foi avisada do prêmio pela coordenadora Sumara Evangelista da Silva. "Fiquei sem reação, não sabia se pulava ou se saía abraçando todo mundo", disse Mayra. Depois de receber o prêmio, a jovem avisou a mãe por telefone. "Ela não acreditou. Nem eu acredito ainda."

Na volta para a escola, o ônibus foi tomado pela bagunça e alegria dos estudantes. "Cantamos, dançamos, uma farra só", afirmou Rafael Oliveira, 17, colega de sala de Mayra.

Assim que chegaram, houve mais uma festa. "Tinha refrigerante quente, bolo derretido, música, notebook para jogar videogame. Até os professores dançaram com a gente", disse Maria Erlem, 17.

A comemoração serviu também como despedida para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. "Todos têm ideias muito claras do que querem e da importância de fazer faculdade", disse a coordenadora.

Assim como outros alunos da EE General José Artigas, Mayra fazia uma redação por semana, ordem da professora de Língua Portuguesa Maria Augusta Pinto. "Sempre trazia artigos de revistas e temas atuais para discutir. Pegava no pé para lerem jornal e assistir noticiário."

Para a coordenadora, o concurso literário é modelo de competição em falta para a geração atual. "Quando era estudante, participei de vários eventos, recebi prêmios. Isso não existe mais hoje."

O Desafio de Redação teve mais de 150 mil produções de escolas públicas e particulares da região. O tema deste ano foi Álcool, você não precisa disso para se dar bem. Bicicletas, notebooks e televisores também foram distribuídos. O concurso teve parceria do governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;