Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem criou a maquiagem?
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
09/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Ela não teve um único criador. Registros mostram que já na Pré-História o homem usava substâncias naturais para pintar o corpo e, assim, diferenciar-se dos demais integrantes do grupo ou ainda para participar de rituais. Em geral, as tintas eram feitas de lascas de pedras, minerais e sangue de animais.

Mas foi no Antigo Egito que passou a ser mais desenvolvida. Vários faraós e até Cleópatra - rainha poderosa que governou há cerca de 2.060 anos - utilizavam o mineral kohl (pigmento preto) para contornar os olhos. Acreditavam que a região escurecida os protegia das maldições do deus Sol.

Durante muito tempo, as pessoas fabricavam os próprios produtos. Para deixar a pele clara, por exemplo, as mulheres da Idade Média aplicavam pó grosso feito de farinha e arroz. Consideravam a brancura mais bonita. Para tornar bochechas e lábios rosados passavam frutas (morango e amora) amassadas, além de pétalas de rosas.

Ao longo dos anos, a maquiagem transformou-se em privilégio de reis, rainhas, nobreza e de quem tinha muito dinheiro. Mas nem todos a viam com bons olhos. Na Inglaterra, as mais conservadoras não usavam; então, beliscavam as bochechas para também deixá-las vermelhinhas.

A partir do século 20, os homens pararam de aplicar maquiagem, que virou produto especialmente feminino. Além disso, tornou-se acessível a toda sociedade. Nos anos 1930, a fabricação de cosméticos cresceu bastante, mas foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois, voltou a ganhar destaque com o surgimento de muitas empresas.

 

Hora certa para usar

 

Na infância não é indicado usar maquiagem com frequência, como os adultos. Segundo especialistas, nessa fase a pele é mais fina e sensível; por isso, não está preparada para receber os produtos, que podem agredi-la, causar alergia e atrapalhar seu desenvolvimento.

Entretanto, é possível passar um pouquinho em ocasiões especiais, como festas de aniversário e casamento. Nesse caso, gloss e sombra clarinha são permitidos. Também é bacana que as meninas evitem exageros para que não pareçam mais velhas.

Somente a partir da adolescência é que a pele está parecida com a dos adultos e pode receber mais maquiagem. Mesmo assim, recomenda-se não passar demais e escolher produtos de qualidade.

 

Saiba mais

 

Há cerca de 2.150 anos, o físico grego Galeno desenvolveu o primeiro creme para o rosto. Misturou água, cera de abelha e azeite, que depois foi substituído pelo óleo de amêndoas. Mais tarde, outras substâncias foram acrescentadas.

 

O polonês Max Factor criou várias maquiagens, como o pancake (tipo de base compacta), nos anos 1930. Durante as gravações do filme E o Vento Levou, precisava retocar a maquiagem da atriz Vivien Leigh por causa do calor das luzes. Para diminuir o número de retoques, fez o produto que durava mais tempo.

 

As amigas Fernanda Lehoczki de Brito, 11 anos, e Vitória Oliveira Gernscheidt, 11, de Santo André, curtem maquiagem e querem saber como surgiu. "Acho que foi criada há muito tempo para deixar as mulheres bonitas", diz Vitória. As meninas não exageram na produção. "Minha mãe fala para usar com moderação porque sou criança", afirma Fernanda.

 

Consultoria de Luciana Auad, coordenadora adjunta do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética: Maquiagem Profissional da Anhembi Morumbi, e de Maicon Ribeiro, professor de Maquiagem do Senac Santo André.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;