Política Titulo Executiva do PT
Grupo opositor de Reali emplaca secretário-geral

Articulação de Esquerda indica Licio Lobo para cargo de destaque no diretório de Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/12/2013 | 07:23
Compartilhar notícia
Marina Brandão/18.09.2013/DGABC


 A AE (Articulação de Esquerda), grupo que faz oposição ao ex-prefeito Mário Reali no PT de Diadema, conseguiu emplacar representante na segunda principal cadeira da executiva local. Licio Lobo, ex-secretário municipal e candidato derrotado à presidência do diretório estadual da legenda, será secretário-geral do partido, que já contém Reali como mandatário.

Nesta semana, após adiar a composição partidária, a nova executiva definiu os cargos diretivos do partido. Além de Licio, terão destaque na sigla Salete Henrique de Oliveira, assessora do vereador Ronaldo Lacerda, que ficará como tesoureira e o ex-vice-prefeito Joel Fonseca, que será vice de Reali.

 

Considerada ala radical do PT, a Articulação de Esquerda lançou a ex-vereadora Irene dos Santos na concorrência do PED (Processo de Eleição Direta), que teve outros dois candidatos: Francisco Alexandre da Costa, o Chico PT, e Júlio Tavares. Irene, que é mulher de Licio Lobo, terminou na segunda colocação na eleição interna, mas não conseguiu levar o pleito para o segundo turno.

 

A corrente interna teve profundas divergências com Reali na última gestão petista na Prefeitura, entre 2009 e 2012. O ápice da crise foi greve de quase um mês liderada pelo Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema), entidade composta por diversos integrantes da Articulação de Esquerda. A paralisação foi deflagrada depois que Reali, então prefeito, rejeitou conceder aumento salarial ao funcionalismo. Por muitas vezes o ex-chefe do Executivo reclamou da postura combativa da ala interna, acusando-a de favorecer a oposição.

 

Esse cenário de estremecimento vai se repetir internamente. Reali tenta costurar candidatura a deputado estadual, mas a Articulação de Esquerda também estuda nome próprio para disputar cadeira na Assembleia Legislativa – Irene, por enquanto, é favorita para liderar o projeto. Longe de obter consenso partidário, o ex-prefeito já avalia possibilidade de concorrer a assento na Câmara Federal, como forma de capitalizar votos de seu padrinho político, o ex-prefeito José de Filippi Júnior, que continuará como secretário de Saúde da Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;