Esportes Titulo
Inter vence no sufoco e está na final do Mundial
Do Diário OnLine
13/12/2006 | 11:07
Compartilhar notícia


Com muitas dificuldades, o Internacional venceu na manhã desta quarta-feira o Al Ahly (Egito) por 2 a 1, em Tóquio, e garantiu sua vaga na final do Mundial de Clubes da Fifa (Federação internacional de Futebol). O Colorado, para preocupação do seu torcedor, mostrou um futebol muito inferior do que se espera de um time que quer ser campeão. Até mesmo a exaltada raça gaúcha não entrou em campo.

Com seus principais jogadores em jornada pouco inspirada, casos de Fernandão e Iarley, o técnico Abel Braga apostou na juventude. E deu certo. Além de apostar na habilidade de Alexandre pato, 17 anos, que abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, o treinador não pensou duas vezes em promover a entrada do atacante Luiz Adriano, 19, autor do tento que deu a vitória para o Colorado.

O Internacional volta a campo no próximo domingo, às 8h20 (horário de Brasília), em Yokohama, para enfrentar o vencedor da partida entre o favoritíssimo Barcelona (Espanha) e o 'azarão' América (México). As duas equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 8h20 (horário de Brasília), também em Yokohama.

Jogo – Com o campo molhado e um frio medonho, o Inter entrou em campo para fazer sua estréia no Mundial de Clubes. E como já era esperado, o time mostrou certo nervosismo, apesar de boa parte dos jogadores terem atuado contra o São Paulo na final da Copa Libertadores da América contra o São Paulo – principal torneio de clubes da América.

Nos cinco minutos iniciais o que se viu foi um Al Ahly jogando de igual para igual. O Colorado tentava fazer uma marcação no campo do adversário que não estava surtindo o efeito desejado. No entanto, aos pouco o time foi ce acertando em campo. Fernandão, que é centroavante de ofício, mas que no fim do Campeonato Brasileiro mostrou qualidade em atuar como meia-armador, colocou a bola no chão e passou a fazer o time funcionar.

Neste momento do jogo em que o Inter era mais time, a estrela do jovem Alexandre Pato brilhou. Fernandão enfiou excelente bola, mas o atacante não conseguiu aproveitar o lance. No entanto, na seqüência da jogada, a defesa egípcia bateu cabeça e a bola acabou sobrando para Pato. Desta vez ele não desperdiçou e dotou na saída do goleiro.

Com a vantagem no placar, a equipe brasileira diminuiu o ritmo e deixou de dominar a partida. Apesar da defesa adversária jogar em linha, o Internacional não conseguiu se aproveitar desta falha para ampliar a vantagem. O Al Ahly, em lances esporádicos, passou a levar perigo ao gol de Clemer, que chegou a levar uma bola na trave e excecutar uma bela defesa após uma cobrança de falta.

No segundo tempo o Colorado voltou desligado. E a equipe africana, que já ensaiava um susto, se aproveitou da situação para empatar a partida. Aos 8 minutos, após cruzamento da esquerda, o atacante angolano Flávio se antecipou a marcação e cabeceou por cima do goleiro Clemer.

Se com a vantagem no placar o clube gaúcho não conseguia se acalmar com a bola no pé, o empate só piorou as coisas. Com cãibras, Pato precisou deixar o gramado e deu lugar a Luiz Adriano. Também com dores, Hidalgo saiu para a entrada de Rubes Cardoso. Apesar das alterações, o Inter não conseguia jogar.

Porém, a juventude Colorada estava com a 'corda toda' e aos 27 minutos, após a cobrança de um escanteio pela direita, Luiz Adriano, que tinha acabado de entrar, foi mais esperto que a zaga, se agachou próximo do primeiro pau e com um leve toque deslocou o goleiro egípcio. Na comemoração, meio estabanada, ele sambou no melhor estilo Ronaldinho Gaúcho.

Desta vez, o Internacional não desperdiçou a chance de se acalmar. Abel, já preocupado em segurar o resultado, tirou Iarley e colocou Vargas no meio-campo. Nos cinco minutos finais, o Al Ahly foi com força total para cima dos brasileiros, que se seguraram como puderam e garantiram a inédita vaga na final do Mundial de Clubes da Fifa.

Ficha técnica:
Local:
Estádio Nacional de Tóquio, em Tóquio (Japão)
Público: 33.690 pagantes
Árbitro: Subkhiddin Mohd Salleh (Malásia)

Internacional: Clemer; Ceará, Fabiano Eller, Índio e Hidalgo (Rubens Cardoso); Wellington Monteiro, Edinho, Alex e Fernandão; Alexandre Pato (Luiz Adriano) e Iarley. (Vargas)
Técnico: Abel Braga

Al Ahly: El Hadary (Abdelhamid); El Shater (Ahmed Sedik), Said, El Nahas e Gomaa; Mohamed Shady, Ashour, Mostafa (Emad Moteab) e Shawky; Aboutrika e Flavio
Técnico: Manuel José




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;