Internacional Titulo
EUA: ocupação do Iraque será insustentável a longo prazo
Por Da AFP
03/09/2003 | 08:32
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos não poderão manter o atual nível de ocupação militar no Iraque sem aumentar seu contingente total, suspender outras missões no exterior ou modificar as regras de rotação de tropas, adverte um relatório do Congresso dos Estados Unidos que será divulgado nesta quarta-feira.

O informe, que foi elaborado pelo bureau de orçamento do Congresso, destaca que se for respeitada a política de não manter os soldados em zona de guerra no exterior por mais de um ano, o Exército americano "não conseguirá" sustentar seu atual contingente no Iraque "além de março de 2004". Hoje, mais de 180 mil militares americanos estão no Iraque e nos países vizinhos, destaca o relatório.

Segundo o documento, os Estados Unidos só poderão manter por tempo indefinido no Iraque um contingente com entre 38 mil e 64 mil homens. A estimativa menor considera apenas o pessoal disponível no serviço ativo, enquanto a maior inclui algumas unidades da reserva.

A manutenção do atual contingente americano no Iraque teria um custo anual em torno de US$ 12 bilhões, destaca o relatório. Para enfrentar o problema, o Pentágono poderia recorrer a efetivos da Marinha, Guarda Nacional e unidades especiais, com o que conseguiria manter um contingente de até 106 mil homens, mas tal recurso elevaria o custo anual a US$ 19 bilhões, adverte o texto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;