Cultura & Lazer Titulo
Festival de Bayreuth entra em nova etapa
Por Da AFP
23/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os descendentes de Richard Wagner e o Festival de Bayreuth, dedicado à música do compositor, entraram ontem nova etapa após a morte do patriarca Wolfgang Wagner. Wolfgang, nascido em 30 de agosto de 1919 e também bisneto de Franz Liszt, morreu no domingo aos 90 anos em Bayreuth.

"Ele dedicou toda sua vida ao patrimônio do célebre avô", afirma um comunicado publicado no site do festival, que lembra o envolvimento de Wolfgang no evento mesmo em idade avançada. Em 1951, em dupla com o irmão Wieland, deu impulso ao festival, em um esforço para fazer esquecer o envolvimento da família com o nazismo e com o "tio Wolf", como chamavam Adolf Hitler, a quem sua mãe, Winifred, apoiou até a morte em 1980.

Mas a morte de Wieland em 1966, aos 49 anos, o deixou sozinho no comando, um poder do qual, segundo alguns críticos, abusou ao estabelecer um contrato de diretor vitalício. O fim de seu reinado foi marcado por disputas familiares, que passaram a chamar tanta atenção quanto os aspectos artísticos do festival.

No fim dos anos 1960, Wolfgang Wagner transformou a filha Eva em assessora. E ela foi a que trabalhou nas sombras para conseguir o que se considera o maior êxito artístico de Bayreuth em 35 anos, a Tetralogia dirigida e encenada em 1976 pelos franceses Pierre Boulez e Patrice Chéreau. Mas ele acabou excluindo a filha em benefício da segunda mulher, Gudrun, a única, segundo ele, capaz de sucedê-lo.

Com paciência, Eva Wagner-Pasquier aproveitou para fazer carreira como assessora artística e diretora de casting em algumas das melhores óperas do mundo, como as de Londres, Paris, Madri e Nova York. Em 2008 conseguiu pôr fim ao respaldo do patriarca para formar dupla com a meia-irmã Katharina.

Esta solução apresentou vantagem dupla: permitiu manter nas mãos da família o festival criado pelo próprio compositor em 1876 e possibilitou um renascimento como o experimentado em 1951. "Sem os Wagner e seus escândalos, o festival seria menos divertido", afirmou em 2002 a historiadora austríaca Brigitte Hamann, autora de um livro sobre as relações entre a família do compositor e o regime de Hitler.

Mas as duas herdeiras, liberadas da sombra opressiva do autocrata Wolfgang, poderão se concentrar no aspecto artístico e preparar a centésima edição do festival, em 2011, e sobretudo as festividades para os 200 anos de nascimento do compositor em 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;