Memória Titulo
Os 60 anos da vizinha Cubatão

Hoje é o aniversário da elevação de Cubatão a município autônomo. São 60 anos de vida independente e uma aproximação...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário da elevação de Cubatão a município autônomo. São 60 anos de vida independente e uma aproximação histórico-geográfica bem mais antiga com o Grande ABC, desde os tempos anteriores à descoberta oficial do Brasil, graças à passagem do Caminho de Peabiru, que interligava os oceanos Atlântico e Pacífico cruzando o trecho da Serra do Mar que unifica o Grande ABC e Cubatão.

Cubatão divide-se, ao Norte, com São Bernardo e Santo André. Os belos monumentos da Serra do Mar, ao longo da Estrada Velha, ficam oficialmente em Cubatão. Trechos recuperados da Calçada do Lorena (de 1792) unem o Grande ABC a Cubatão. E o Pouso Paranapiacaba, a primeira Casa de Pedra, de 1922, já pertenceu ao território de São Bernardo, mas com a mudança das divisas, hoje fica oficialmente em Cubatão. O mesmo se aplica ao Monumento do Pico.

Outra relação histórica de Cubatão com o Grande ABC é o sopé da Serra do Mar. Nesse local, jesuítas, comerciantes, tropas e autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o Planalto, cruzando todo o Grande ABC. Assim, se a região, no seu nascedouro e durante séculos, foi ponto de passagem, igualmente ocorreu isso com Cubatão.

A cidade foi ponto de passagem pelos caminhos das águas, que partiam do Porto das Naus, em São Vicente, e seguiam pelo Mar Pequeno, Canal dos Barreiros, Largo do Pompeba, e vários rios, entre os quais o Rio Perequê, cujas águas também banham o Grande ABC, a exemplo do Rio Cubatão de Cima. E ponto de passagem pelos primeiros caminhos: depois do Peabiru, a trilha dos Tupiniquins, seguida do Caminho do Padre José (de Anchieta), Calçada do Lorena, Caminho Velho do Mar, Via Anchieta.

Outra ligação direta de Cubatão com o Grande ABC: a Represa Billings enviando suas águas para gerar energia elétrica na usina da Light, a Usina Henry Borden (inaugurada em 1926).

Mais ligações: os dutos que interligam as Refinarias Presidente Vargas (inaugurada em 1955), de Cubatão, e Recap (de 1954), em Capuava, Mauá, e daí para todo o Pólo Petroquímico do Grande ABC. E, ao longo da Anchieta, os bairros cotas, distribuídos entre Cubatão e São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 8 de abril de 1979

Especial - Metalúrgicos em greve: Deus e o diabo nas tintas da imprensa. Em duas páginas ilustradas, o Diário mostrava como a grande imprensa acompanhava o nascimento de Lula, uma liderança nacional.

Saúde - Em mesa-redonda, quatro médicos do Grande ABC diziam que a abreugrafia estava superada. Participantes: Jurandir Godoy Duarte, Célia Regina Barollo, Francisco Lacaz e Rubens Alcântara Bonfim.

 EM 9 DE ABRIL DE...

1964 - Editado o Ato Institucional nº 1 (AI-1) que depunha o presidente da República e iniciava as cassações da ditadura militar.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

Além de Cubatão, celebram aniversário hoje: Conchal (1949), Pedro de Toledo (1949) e Mogi Guaçu (1877).

 HOJE

Dia Nacional do Aço e Dia da Biblioteca.

SANTOS DO DIA

Acácio, Demétrio, Maria de Cléofas e Valtetrudes.

 LINHA DO TEMPO

Século 18 - A origem com o Porto Geral de Cubatão de um primeiro povoado.

1833 - A elevação a município.

1841 - A anexação a Santos.

1949 ( 9 de abril) - A emancipação, com a posse do primeiro prefeito e vereadores.

1955 a 1975 - A implementação de 18 das 25 indústrias que compõem o parque industrial da cidade, quase todas na área de Piaçaguera, que é interligada por trem e trilhas com Paranapiacaba, no topo da Serra e já no Grande ABC.

UMA ATRAÇÃO - O Museu Folclórico Africano, com esculturas em barro, abajures, quadros, gamelas e ânforas.

CUBATÃO - Pode ser a expressão hebraica Kábataon, que significa "que precipício". Ou ter origem tupi: Cui-pai-ta-ã. Com origem africana identifica-se o significado de ‘elevação ao pé da Cordilheira', ou local de ‘Cubatas', definidas como ‘choças de negros'. Ou, ainda, Cubas Town, isto é a cidade de Brás Cubas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;