Cultura & Lazer Titulo
Teatro judeu reabre em Berlim depois de 60 anos
Por Das Agências
28/05/2001 | 10:22
Compartilhar notícia


Um teatro judeu abriu suas portas em Berlim neste final de semana, pela primeira vez em 60 anos, depois de ter sido fechado pelos nazistas em setembro de 1941.

O Teatro Bamah ("Cena", em hebreu) é dirigido pelo israelense Dan Lahav, ator e ex-responsável pelos Dias Culturais judeus em Berlim. Para a abertura do teatro, Dan Lahav escolheu um espetáculo criado por ele mesmo, "Homenagem à razão", uma retrospectiva da tradição teatral judia, em particular em ídiche (língua falada por alguns judeus).

Além da apresentação de obras teatrais, a nova sala de espetáculos deverá abrigar leituras de obras, concertos de câmara, pequenas exposições e espetáculos teatrais para crianças. Também organizará debates destinados a estudantes primários, secundários e universitários.

A última obra do teatro judeu em Berlim foi representada em 9 de agosto de 1941, uma das atividades promovidas pela Federação de Associações Culturais judias da Alemanha, autorizada pelo regime nazista com o objetivo de controlar a comunidade judia. Mas, depois de ter sido duramente afetada pela repressão anti-semita, a Federação de Associações Culturais judias da Alemanha foi proibida em 11 de setembro de 1941, um mês antes dos primeiros mil judeus berlinenses serem deportados para Lodz, n Polônia ocupada, e depois para os campos de extermínio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;