Política Titulo
Assembléia debate nesta terça-feira fraude em urna eletrônica
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
15/12/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Pela primeira vez na história da Assembléia Legislativa de São Paulo será debatido o tema fraude eleitoral nas urnas eletrônicas nesta terça-feira, às 18h, no Auditório Teotônio Vilela (Avenida Pedro Álvares Cabral, 20). O encontro é aberto ao público.

Entre os especialistas convidados para o debate está o engenheiro Amilcar Brunazo Filho, especialista em segurança de dados e autor do livro Fraudes e Defesas no Voto Eletrônico - manual que permite ao eleitor compreender as garantias do sistema eleitoral e ajuda os partidos políticos a desenvolver esquemas de proteção contra possíveis fraudes nos pleitos.

Crítico contumaz do atual modelo de votação, Brunazo destaca o fato de o sistema brasileiro ter sido rejeitado em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, Holanda e Paraguai. "As urnas eletrônicas não são confiáveis e passíveis de adulterações", afirmou o especialista.

O que não concorda a Justiça Eleitoral, que defende a votação eletrônica como um processo totalmente seguro. Passada mais de uma década de implementação no Brasil, no entanto, as urnas eletrônicas ainda são questionadas no item segurança.

Participam do debate a advogada eleitoral Maria Aparecida Cortiz, co-autora do livro com Brunazo; além do engenheiro eletrônico Jorge Stolfi, doutor em Informática e professor titular da Unicamp (Universidade de Campinas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;