Internacional Titulo
Populaçao de Miami está dividida sobre destino de Ellián
Por Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 11:57
Compartilhar notícia


Miami está cada vez mais dividida em relaçao ao destino de Elián González, o menino cubano náufrago, com uma maioria de cubanos-americanos insistindo que o menor deve ficar nos Estados Unidos, enquanto que os nao-hispânicos se mostram claramente a favor de sua volta para Cuba, segundo uma pesquisa divulgada este domingo pelo Miami Herald.

"Em 20 anos estudando pesquisas (na área de Miami), jamais vi resultados que demonstram que os cubanos e os outros grupos tao distantes em suas posiçoes em relaçao ao tema", indicou o pesquisador Rob Schroth, que realizou uma enquete telefônica com 1.013 adultos.

A pesquisa mostra que oito em cada dez cubanos-americanos em Miami se opoem à reuniao entre Elián, de 6 anos, e seu pai, Juan Miguel González. Por outro lado, 84% dos afro-americanos e 71% dos brancos sao favoráveis ao encontro.

Uma clara maioria dos grupos, no entanto, incluindo 56% dos cubanos-americanos, responderam negativamente quando perguntados se era justificável que os manifestantes bloqueassem o caminho dos agentes federais até a casa dos familiares de Elián em Little Havana.

A pesquisa nao mostra mudanças reais na firme oposiçao cubana-americana quanto à volta do menino para casa. Mas os novos resultados mostraram uma mudança entre as populaçoes branca e negra, já que três quartas partes dos brancos nao-hispânicos e 92% dos negros acham agora que Elián deve voltar para Cuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;