Economia Titulo
Pedidos de portabilidade numérica superam recorde
Por Do Diário do Grande ABC
21/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As efetivações de pedidos de portabilidade numérica para telefones fixos e móveis, no mês de março, superaram o recorde de dezembro de 2009 em números absolutos e em percentuais. Foram 396.185 pedidos de troca de operadora com manutenção do número do telefone no último mês, enquanto dezembro registrou 387.043 migrações.

O primeiro trimestre de 2010 também apresenta evolução nas efetivações de pedidos de portabilidade numérica. Nos primeiros três meses deste ano, as migrações foram 1,5% superiores às verificadas no último trimestre de 2009, que já havia verificado crescimento de 8,4%, comparado ao período anterior.

No quadro comparativo dos três primeiros meses deste ano, março mostrou aumento de efetivações da ordem de 33,3% em relação a fevereiro e de 21,4% comparado a janeiro de 2010.

Desde o dia 12 passou a vigorar o novo período de efetivação da portabilidade numérica determinado pelo Regulamento Geral do serviço. Agora, cumpridas as exigências do modelo brasileiro de portabilidade, a migração é concluída em três dias úteis. Anteriormente, o prazo era de cinco dias úteis para a mudança. Para o usuário, manteve-se os primeiros dois dias úteis para a desistência do pedido.

Quanto ao índice de eficiência acumulada da portabilidade numérica, a ABR Telecom também evidencia o seu crescimento, registrando no mês de março 93,6%. Em março de 2009, o índice de eficiência estava em 89,2%.

De acordo com a ABR Telecom, a eficiência da portabilidade numérica considera fatores como as solicitações prontas aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme o modelo brasileiro determina. O cálculo simples, com base nos dados de migrações pedidas e concluídas não representa o atendimento à expectativa do usuário, nem a eficiência da portabilidade no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;