Cultura & Lazer Titulo
A utopia brasileira de Darcy Ribeiro
Por Patrícia Vilani
Da Redaçao
17/09/2000 | 17:13
Compartilhar notícia


A TV Cultura exibe a partir desta segunda a série O Povo Brasileiro, um documentário formado por dez episódios inéditos na televisao aberta, inspirados na obra homônima do antropólogo e senador Darcy Ribeiro (1922-1997). Os capítulos vao ao ar sempre de segunda a sexta-feira, às 20h, até dia 29 deste mês.

O Povo Brasileiro é uma co-produçao do Núcleo de Documentários da TV Cultura e o canal a cabo GNT, com realizaçao da produtora Superfilmes. Os episódios foram dirigidos por Isa Grinspum Ferraz e, além do depoimento do antropólogo, conta com participaçoes especiais de Chico Buarque, Tom Zé, Antonio Candido, Aziz Ab'Saber, Gilberto Gil e Hermano Vianna, entre outros.

O programa traz reflexoes de Darcy Ribeiro sobre a formaçao do povo brasileiro e de seus problemas, com imagens captadas em diversas regioes do país, além de pesquisas nas cinematecas de Portugal, França e Angola. Chico Buarque lê trechos do livro a partir dessas reflexoes.

A idéia da série surgiu em 1995, quando Isa teve acesso aos originais de O Povo Brasileiro e convenceu Ribeiro a contar essa história de um modo que atingisse mais pessoas, por meio da televisao. Apesar de muito doente, o antropólogo aceitou o desafio.

No episódio desta segunda, Matriz Tupi, Ribeiro explica que o Brasil nasceu sob o signo da utopia. O programa reconstrói o universo dos índios tupis antes dos portugueses: as aldeias, as crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e as festas.

Destaque para as cenas filmadas por Ribeiro e Frans Forthman na tribo Urubu-kaapor, em 1950. Há ainda imagens dos diários escritos por ele em sua convivência com os povos indígenas, bem como documentos e desenhos dos séculos XI e XII.

Terça, no episódio Matriz Lusa, o antropólogo fala das caravelas que permitiram aos portugueses iniciar à globalizaçao do planeta. Com isso, o programa mostra o sofisticado universo dos colonizadores às vésperas das viagens. Destaque para o depoimento do grande pensador português Agostinho da Silva e para Gilberto Gil, que canta o poema Prece, de Fernando Pessoa.

A série tem argumento de Antônio Risério e Marcos Pompéia. A trilha sonora é de Marco Antônio Guimaraes. A direçao de arte é do designer Rico Lins, que fez as vinhetas de abertura com o artista Siron Franco. A narraçao é do ator Matheus Nachtergaele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;