Política Titulo Futuro
Luiz Fernando inicia articulação para disputar Paço de São Bernardo

Deputado estadual do PT admite vontade de concorrer à Prefeitura em 2020 e cita que Marinho mira o Estado

Raphael Rocha e Daniel Tosato
22/07/2018 | 07:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel 2/7/15


O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, de São Bernardo, já iniciou movimentações no PT local para ser o candidato do partido à Prefeitura da cidade em 2020.

O primeiro passo foi acolher a deputada estadual Ana do Carmo, que, neste ano, buscará pela primeira vez uma cadeira na Câmara Federal. A despeito de relações com outros deputados federais – entre eles seu irmão, o já parlamentar Paulo Teixeira (PT) –, Luiz Fernando colocou toda sua assessoria para trabalhar pela campanha de Ana do Carmo.

Ele também tem dialogado constantemente com a bancada de vereadores do PT em São Bernardo, hoje formada por Toninho da Lanchonete, Tião Mateus, José Luís Ferrarezi, Joilson Santos e Ana Nice Martins. Desses, apenas Ana Nice está 100% engajada na campanha de reeleição do deputado estadual Teonilio Barba – ambos têm raízes políticas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O resto, pelo menos de alguma maneira, orbita em torno de Luiz Fernando.

O terreno começou a ser preparado em junho de 2017, no PED (Processo de Eleições Diretas), para definição dos diretórios municipais. Embora o presidente do PT seja Brás Marinho, irmão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), Luiz Fernando conseguiu ampliar influência no diretório, ao emplacar aliados em cargos destacados da executiva da legenda. A aproximação com Ana, por tabela, faz o deputado estadual reduzir possíveis rusgas com Brás, uma vez que o irmão de Marinho é assessor de Ana do Carmo na Assembleia.

Luiz Fernando admitiu que tem desejo de concorrer à Prefeitura em 2020. “Antes, pagava para não ser candidato. Eu sequer tinha vontade de disputar a cadeira de deputado, não tinha isso como foco de vida, caminhava para outro lado. Hoje digo que a situação é inversa”, disse o petista. “O Marinho já pediu para eu me preparar. E tenho me preparado para o debate. Estou à disposição do partido para essa missão.”

O parlamentar acredita que Marinho não buscará retornar à Prefeitura de 2020 porque seu projeto é conquistar o comando do Palácio dos Bandeirantes. O petista é pré-candidato ao governo do Estado neste ano. “O Marinho hoje tem foco de disputar o Estado de São Paulo. Se não for (eleito) nesta eleição, vai trabalhar os quatro anos para ser o governador em 2022”, avaliou Luiz Fernando. “Evidentemente que se ele (Marinho) quiser concorrer à Prefeitura, eu vou coordenar a campanha dele. Mas repito: acho muito difícil o Marinho sair da briga estadual para vir ao pleito municipal. Não acredito. Acho que o Marinho não será o candidato a prefeito de São Bernardo em 2020, vejo como quase impossível.”

Em 2016, Luiz Fernando teve o nome defendido internamente para disputar a Prefeitura, mas Marinho bancou a campanha de seu então secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli (PT). Tarcisio parou no primeiro turno, ficando atrás de Orlando Morando (PSDB), hoje prefeito, e Alex Manente (PPS), deputado federal. Depois desse episódio, se comentou até que Luiz Fernando poderia deixar o petismo – recebeu sondagens do PDT, por exemplo –, mas o deputado permaneceu no PT. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;