Turismo Titulo Economia
7 dicas para viajar de graça, ou quase, no Brasil
Por Redação
Do Rota de Férias
31/05/2018 | 10:18
Compartilhar notícia


Curtir tudo o que o destino de viagem oferece costuma sair caro, mas você pode economizar com o transporte. Confira 7 dicas para viajar de graça, ou quase, no Brasil.

Como viajar de graça (ou quase) no Brasil

Não importa qual é o motivo da viagem, se a trabalho, passeio, visitar parentes ou estudar: existem algumas maneiras de viajar de graça no Brasil. Acompanhe

  1. Voe com a FAB

Você sabia que pode “pegar carona” com a FAB? Muitas pessoas não sabem que têm esse direito, porém, existem algumas regras para conseguir a passagem. A principal delas é que você não vai entrar no avião na hora e no dia que bem entender.

Para poder pegar essa “carona”, você precisa entrar em contato com a unidade da FAB mais próxima e ver qual é a disponibilidade e previsão de voos para o destino desejado.

Dica: mesmo que não tenha um voo próximo à data que você precisa ou para o destino que você quer, aproveite essa oportunidade para ir até o mais perto possível e, de lá, seguir viagem. E faça tudo com bastante antecedência, pois o processo pode ser bem demorado.

  1. Conhecer um tripulante

Se você é amigo ou parente de um tripulante, saiba que pode voar de graça, ou quase, pelo Brasil. Porém, é preciso ter um pouco de paciência, porque é preciso que o voo tenha algum assento vago. Isso significa que você tem que estar sempre com as malas prontas para embarcar, já que essa certeza só se obtém minutos antes das portas do avião se fechar.

  1. Ser convidado por empresas de turismo

Algumas empresas e até destinos turísticos costumam promover concursos para divulgar seus serviços, e muitos deles se transformam em viagens. Basta que você mostre interesse em viajar a convite e fique antenado às promoções.

  1. Passagens gratuitas de ônibus ou trem

Dentro do Brasil, jovens e idosos podem viajar gratuitamente de ônibus ou trem. Isso porque as empresas de transporte são obrigadas a conceder ao menos duas poltronas por viagem para quem se enquadra nessa faixa etária e tem até dois salários mínimos de renda. Também é necessário ser aposentado, no caso dos idosos, ou fazer parte do programa CadÚnico, do Governo Federal.

  1. Milhas aéreas ou programa de pontos

Aproveite o programa de milhas aéreas que o seu cartão de crédito oferece. Com ele, você economiza na compra ou usufrui da oportunidade de adquirir uma passagem e ganhar a outra, conforme a política do cartão.

O Multiplus, por exemplo, é um dos programas de acúmulos de pontos que podem ser trocados por passagens aéreas. Não se esqueça de usar ao máximo o seu cartão de crédito de forma consciente, para juntar milhas e pontos.

  1. Cruzeiro com desconto

Algumas empresas de navios oferecem cruzeiros com descontos significativos, principalmente, para idosos. Na hora de fechar o pacote, pergunte por esses benefícios e veja se você se enquadra. A partir daí, basta aproveitar.

  1. Caronas seguras

Há muitos aplicativos especializados em caronas, nos quais você pode se cadastrar e aproveitá-las. Para saber se o serviço é confiável, busque informações na internet antes de seguir viagem.

Por falar em segurança na viagem, não se esqueça de contratar o seguro viagem nacional. Afinal, mesmo estando dentro do Brasil, são muitos os imprevistos que podem ocorrer e não vale a pena correr riscos desnecessários.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site SeguroViagem.org.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;