Política Titulo No Consórcio
Atila defende continuidade de Morando, mas antecipa 2019

Prefeito de Mauá endossa reeleição do tucano, mas sugere debate sobre sucessão no colegiado

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), declarou não ver objeção à reeleição de Orlando Morando (PSDB), chefe do Executivo de São Bernardo, como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para o ano que vem. Entretanto, o socialista defendeu já tratar sobre o mandatário da entidade em 2019.

“Acredito na manutenção do prefeito de São Bernardo à frente do Consórcio. Acho que é o melhor caminho, de fato. Mas acho que no terceiro ano tem de ser outro e, no quarto ano, já defendo o nome do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB, de Rio Grande da Serra), já que ele não terá de disputar a reeleição pela Prefeitura de sua cidade”, afirmou Atila.

Na terça-feira, o Diário mostrou que os prefeitos já abriram caminho para recondução de Morando como mandatário do Consórcio em 2018 – Atila, à ocasião, não tinha se manifestado. Com o encaminhamento de vitória, o tucano de São Bernardo cogitou até a possibilidade de antecipar o pleito para dar continuidade aos projetos da entidade regional.

Para Atila, há disposição em acelerar o pleito interno, mas é preciso ver os mecanismos legais para embasar essa decisão. “Também há uma discussão, ainda no começo, sobre o Paulinho (Paulo Serra, PSDB, prefeito de Santo André) ficar como vice. Mas acho que tudo tem de ser discutido, para que a decisão seja consensual entre os seis prefeitos (Diadema se retirou da instituição)”, citou o socialista.

Pelo regimento do Consórcio Intermunicipal, um prefeito tem direito a uma única reeleição dentro da legislatura. E há uma tradição que, no último ano, o presidente do colegiado é um político que não vá concorrer a uma eleição em sua cidade – em 2016, por exemplo, o comandante do grupo foi Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, que não concorreu ao pleito no município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;