Economia Titulo
Bicombustíveis chegam a ônibus e caminhões
04/01/2006 | 08:30
Compartilhar notícia


Fabricantes de autopeças aceleram projetos de desenvolvimento do motor bicombustível para caminhões e ônibus, que poderão rodar com diesel ou gás natural. A idéia é ter a tecnologia disponível já neste ano para participar do programa de substituição da frota de ônibus urbanos que circula pela capital e cidades do interior de São Paulo. Criado pelo governo do Estado, o programa prevê a troca do uso do diesel pelo gás em 33 mil ônibus que percorrem cidades e regiões como Campinas, São José dos Campos, Baixada Santista e Grande São Paulo.

A Delphi projetava o lançamento comercial do motor flexível para veículos pesados no fim de 2006, mas pode apressar os planos porque sua concorrente Bosch também está desenvolvendo a tecnologia. As duas empresas de autopeças, junto com a Magneti Marelli e a Siemens, são detentoras da tecnologia no segmento de automóveis. Modelos bicombustíveis responderam em dezembro por 71% das vendas de carros novos.

De acordo com o gerente de Projetos Especiais da Delphi, Vicente Pimenta, o sistema para caminhões inclui o desenvolvimento de cilindros de gás mais leves, de fibra de carbono e alumínio, para facilitar o transporte. Os cilindros deverão ser encaixados no chassi dos veículos.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, o governo está assinando protocolos com empresas e municípios para iniciar a substituição dos ônibus e diesel por modelos a gás. Para incentivar as empresas, o governo vai reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na compra de veículos novos e garantir o fornecimento do gás por preço equivalente a no máximo 55% do valor do diesel.

Montadoras brasileiras, como a DaimlerChrysler (Mercedes-Benz), já dispõem de ônibus movidos a gás, mas as empresas de transporte reclamam que, no momento da substituição da frota, que ocorre a cada seis anos, a revenda é difícil porque nem todas as regiões do País têm rede de abastecimento do combustível. A tecnologia bicombustível acaba com esse problema, pois o usuário poderá utilizar o diesel quando não houver disponibilidade de gás.

Meirelles assinou protocolo para o programa de substituição da frota de ônibus a diesel por modelos a gás com o Sindipeças (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Autopeças). A entidade vai acompanhar o projeto para evitar conversões indevidas de motores, a exemplo do que ocorre atualmente com automóveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;