Setecidades Titulo
Do tempo do futebol inocência
Ademir Medici
30/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Sempre que Memória enfoca o futebol, a galera aparece, os leitores se multiplicam, esportistas – entusiasmados – redescobrem suas próprias raridades em forma de fotos, recortes de jornais, medalhas e troféus, faixas de campeões.

Chuteiras guardadas. Pretas. Lustrosas. Álbuns de figurinhas, mesmo que amarelecidos, apagados ou reluzentes. Aquela bola de capotão.

Pois hoje iniciamos mais uma série do tempo em que se praticava o futebol inocência, definição extraída da gravação que fizemos com o nosso novo colaborador.

Atenção, boleiros do Grande ABC, em especial os que pesquisam futebol: encontramos uma ótima fonte de consultas, Moacyr Zucatelli, 72 anos, aposentado da indústria automobilística e que nunca deixou de militar no esporte, até os dias presentes, quando mantém uma escolinha de futebol na Rua Juquiá, bairro Paraíso, em Santo André.

A coleção de documentos sobre o futebol de São Caetano, em especial, e do Grande ABC em geral, que Moacyr preserva permite um passeio pelo romantismo dos campeonatos regionais disputados na década de 1970.

Folhear a coleção de Moacyr Zucatelli, e gravar as suas histórias, faz aflorar todo o charme das antigas Copas João Ramalho, Jogos Regionais e campeonatos municipais de São Caetano, campeonatos estes que de tão diversificados reuniam equipes do outro lado do Tamanduateí, já na Zona Leste paulistana, em bairros como as Vilas Bela, Alpina e Califórnia.

Como jogador, Moacyr foi do infantil e juvenil do Alviceleste da Vila Gerty, “meu time do coração”. Campeão em 1961 (Infantil) e 1962 (juvenil). Uma contusão no joelho abreviou sua carreira:

– Até hoje estou para operar, comenta.

– Os companheiros disseram: “De capitão você vai passar a ser técnico do time”, complementa.

Moacyr Zucatelli levou tão a sério o aconselhamento que foi técnico do próprio Alviceleste e de outros três times, chegando a dirigir, com êxito, a seleção de futebol de São Caetano. E foi eleito o melhor técnico de São Caetano em 1973, levantando o Troféu Di Thiene.

Nesta toada, acumulou amizades. Conviveu com esportistas célebres, entre os quais o cronista maior de São Caetano, Alberto do Carmo Araújo, o Giba.

– Na nossa época, praticava-se o futebol inocência, tanto no amadorismo como no profissional. Hoje...

O ‘hoje’ fica para a continuidade desta série da Semana Moacyr Zucatelli, que tem tudo para se transformar em mais de uma. ‘Hoje’ é apenas a apresentação. Este moço boa-pinta da arte produzida por Agostinho Fratini, do Diário, já se insere na pauta permanente de Memória.

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de maio de 1987 – ano 30, edição nº 6455

Manchete – Braido (Walter, prefeito de São Caetano) apura escândalo (do DAE) e renuncia

Em entrevista concedida ao jornalista Eduardo Borga, Braido de fato anunciava que renunciaria ao mandato, porém: a – assim que fosse concluído o processo de apuração de todas as irregularidades no DAE; 2 – e tão logo conseguisse renegociar a dívida externa do Município.

Temperatura – Crescem os casos de doenças respiratórias.

São Bernardo – Renovada a diretoria da Associação dos Funcionários Públicos: Cléa Campi, a nova presidente; Marcos Antonio Rodrigues Pinto o vice.

Diadema – Normalizada a coleta do lixo.

Humor – José Vasconcelos com o show "Eu sou o espetáculo", no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Em 30 de maio de...

1887 – A família Batistini embarca no Porto de Gênova em direção ao Brasil. Chega em 23 de junho ao Porto de Santos e, dali, viaja para o Núcleo Colonial de São Bernardo. Suas colônias formam hoje o bairro Batistini.

Em São Paulo reúnem-se os delegados municipais para a constituição do Congresso Republicano.

1917 – Divulgados os estatutos do 1º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem, a se realizar de 31 de maio a 7 de junho. Do programa consta a reforma da Estrada do Vergueiro, a cargo de Rudge Ramos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: inaugurado hospital brasileiro em Paris; a revogação completa da neutralidade brasileira; a atitude do Brasil e a imprensa sul-americana.

1967 – Circulam rumores de que o Grande ABC poderá ser declarado zona militar.

Município Paulista

Celebram aniversários hoje: Palestina, São Joaquim da Barra e Valparaíso.

Hoje

Dia do Geólogo

Dia do Decorador

Santos do Dia

Joana d’Arc (França, 6-1-1412 – Inglaterra, 30-5-1431). Integrou o Exército francês para libertar o seu país dos ingleses.

Obtém vitórias espantosas. Findo os combates, é entregue por seu país à Inglaterra e ali é sacrificada. Foi canonizada em 1920, sendo proclamada padroeira da França.

Fernando III

Camila Batista Varani

José Marello

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 30 de maio:

No Rio Grande do Sul, Barracão e Santo Augusto

No Pará, Conceição do Araguaia

Em Minas Gerais, Descoberto e São Félix de Minas

No Acre, Mâncio Lima

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;