Política Titulo Diadema
Em crise institucional, PT de Diadema cobra Vicentinho
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
19/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Em crise institucional após derrota ainda no primeiro turno das eleições à Prefeitura de Diadema, somada à perda de representatividade na Câmara, o PT municipal passou a cobrar atuação mais efetiva do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), como personagem a liderar reformulação do diretório ainda neste ano.

Internamente, lideranças petistas, entre a bancada de vereadores e militantes, passaram a reclamar da postura do parlamentar federal, que não teria se colocado à frente de diálogo para reconstrução da legenda nem mesmo comparecido com frequência às atividades pela cidade. O questionamento a Vicentinho é reação direta ao movimento feito por ele próprio em agosto do ano passado, quando mudou seu domicílio eleitoral, de São Bernardo para Diadema, se colocando como pré-candidato a prefeito. Nem mesmo durante campanha o parlamentar foi figura ativa.

“Agora que estamos em uma dificuldade ainda maior, o Vicentinho não aparece com aquela disposição de quando quis sair a prefeito. Hoje, ele é a maior referência (da legenda na cidade)”, reclamou importante liderança, que não quis se identificar.

No ano passado, Vicentinho provocou discórdia em parte dos militantes ao anunciar chegada em Diadema e se posicionar como um dos nomes na disputa pelo Paço. A bancada de vereadores foi a que mais se revoltou, boicotando ato de apresentação do parlamentar no diretório. Sem êxito na empreitada, Vicentinho anunciou meses depois adesão a Maninho no projeto, porém, longe se de colocar como papel de protagonista na empreitada eleitoral.

Detentor de retrospecto vitorioso em Diadema – venceu seis disputas em 30 anos –, o petismo local amargou segunda derrota seguida para seu principal rival, o prefeito Lauro Michels (PV), em outubro, desta vez de maneira precoce. Prefeiturável da sigla, o vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, foi apenas o terceiro colocado – atrás de Lauro e do vereador Vaguinho do Conselho (PRB). Além disso, perdeu o posto de maior bancada do Legislativo, a partir de janeiro, diminuindo sua representação de seis para três cadeiras.

O presidente do diretório local, o ex-prefeito Mário Reali, e o ex-chefe do Executivo José de Filippi Júnior também são aguardados pelos militantes para liderar discussões.

ARGUMENTO
Vicentinho afirmou que tem participado de atividades na cidade e que tem cobrado o diretório por uma reunião de direcionamento. “Realizei agendas recentes por Diadema nos últimos dias e, inclusive, tem outras marcadas para amanhã (hoje). Liguei para o Mário (Reali) e pedi que me avisasse do encontro do partido. O momento é difícil para o partido em todo âmbito nacional e sei da minha responsabilidade de único deputado federal da região (do PT de Diadema). Vou ajudar no máximo de lugares possíveis”, discorreu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;