Setecidades Titulo Crise
UFABC fecha escola preparatória em Mauá

Universidade justifica medida ao corte de verba do governo federal; unidade atendia 380 alunos

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
18/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A UFABC (Universidade Federal do ABC) anunciou nesta semana que irá encerrar as atividades de sua escola preparatória, localizada em Mauá. Segundo a coordenação da instituição de ensino, a medida foi uma saída encontrada perante ao atual cenário vivido pela universidade, que enfrenta dificuldades orçamentárias,

Inaugurada em 2013, a EPUFABC (Escola Preparatória da UFABC) tornou-se desde então uma opção para alunos de Mauá que desejavam reforçar seus estudos com o objetivo de ingressar em uma instituição de Ensino Superior. A primeira turma de alunos com enfoque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 160 estudantes, número que passou para 240 em 2014 e 380 neste ano.

No entanto, com dificuldades financeiras, a UFABC se viu obrigada a encerrar as atividades da unidade. “É com muito pesar que a coordenação da Escola Preparatória vem por meio desta nota informar a interrupção de nossas atividades na cidade de Mauá por tempo indeterminado, por motivos orçamentários que infelizmente fogem ao nosso controle administrativo”, destacou a diretoria da escola preparatória em comunicado divulgado na internet.

O fechamento da unidade praticamente esgota todas as esperanças da região ter mais um campo da universidade. Em 2013, na abertura da EPUFABC, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse que a ação representava o primeiro passo para a instalação de um campus na cidade, promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em 2010.

Embora a universidade relate corte de gastos em seu orçamento, conforme já noticiado pelo Diário, o MEC (Ministério da Educação) destacou ontem que “os valores garantidos para (a universidade em) 2017 serão maiores do que os encontrados pela atual gestão, quando assumiu em maio de 2016”.

O ministério ainda destacou que a decisão de fechar a unidade cabe somente à direção da universidade. “Conforme previsão em lei, as instituições são autônomas administrativamente e financeiramente, cabendo a elas gerir os recursos repassados pelo Ministério da Educação da forma que achar conveniente.”

Segundo a coordenação da EPUFABC, mesmo com o fechamento da unidade, todos os moradores de Mauá “interessados em participar do nosso curso preparatório estão especialmente convidados a se inscrevem para o nosso processo seletivo para o campus de Santo André”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;