Setecidades Titulo
‘Shoppings falham na segurança’
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
06/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os shoppings deixaram de ser o oásis da segurança para os consumidores. O quesito sempre foi levado em conta pelos freqüentadores em relação ao comércio praticado nas ruas.

Somente nesta semana, dois centros de compras foram alvos dos assaltantes. Ontem, em plena luz do dia, criminosos roubaram uma loja do ABC Plaza Shopping, no bairro Campestre, em Santo André.

Na segunda-feira, um ladrão sozinho levou R$ 12 mil do restaurante e pizzaria Livorno, no Shopping ABC, na Vila Gilda, também em Santo André.

De acordo com especialistas em segurança privada e policiais consultados pela reportagem, esse quadro atual é uma mistura de dois fatores: os shoppings apresentam falhas na segurança por não integrar com eficácia os equipamentos tecnológicos com os recursos humanos e os assaltantes aproveitam essas lacunas. “Alguns shoppings aparentam ser seguros. Mas pecam na coordenação dos recursos tecnológicos com a atuação dos seguranças, por exemplo. Eu vejo falhas na gestão em muitos lugares”, afirmou Hugo Tisaka, especialista em segurança privada, que já fez treinamento com a SWAT (batalhão americano de elite) e o FBI (polícia federal americana).

“Eu avalio que os shoppings estão falhando em demasia na segurança. Muitos casos são abafados para não dar publicidade negativa. Falta investimento no setor e não há um trabalho integrado com os lojistas”, afirmou o consultor em segurança Jorge Lordello.

“Estão ocorrendo brechas na segurança e os ladrões se aproveitam. A polícia faz um policiamento preventivo, mas a segurança interna precisa ser melhorada”, afirmou o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;