Internacional Titulo
Muçulmanos reivindicam seqüestro nas Filipinas
Por Das Agências
28/05/2001 | 11:14
Compartilhar notícia


A guerrilha muçulmana filipina Abu Sayyaf (grupo muçulmano separatista que luta por um Estado islâmico independente) declarou que é responsável pelo seqüestro de 20 pessoas, três americanos e 17 filipinos , em um complexo turístico em Palawan, Oeste das Filipinas, nesta segunda-feira.

O porta-voz de Abu Sayyaf disse que o grupo mantém a metade dos reféns na ilha de Basilan, Sul, e a outra metade na ilha de Jolo.

Os cidadão americanos são dois missionários Martin Burnham e sua mulher, Gracia Burnham, e Guillermo Sobero.

Martin Burnham pediu ao governo filipino para negociar a libertação dos americanos. "Estamos bem. Nossas necessidades estão cobertas. Gostaríamos de pedir uma negociação segura", disse Burnham.

Ataque - A presidente filipina, Gloria Arroyo, ordenou um assalto militar nesta segunda-feira contra o grupo rebelde muçulmano Abu Sayyaf, disse Rigoberto Tiglao, um de seus porta-vozes.

"A presidente decidiu responder à força com a força e então não fará negociações para pagar resgate", informou o porta-voz, após uma reunião de Arroyo com os altos funcionários de segurança.

O Abu Sayyaf luta pela criação de uma pátria para os muçulmanos do Sul das Filipinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;