Política Titulo São Caetano
Bottura insiste para reconduzir Pádua ao governo Pinheiro

Nomeação do petebista foi cancelada pelo prefeito de São Caetano, mas presidente da Câmara tenta bancar retorno do ex-assessor

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
31/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Presidente da Câmara de São Caetano e recém-empossado no comando do PTB municipal, Paulo Bottura tem insistido para que o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) reconduza o ex-articulador do Paço Antonio de Pádua Tortorello (PTB) ao Palácio da Cerâmica. O petebista, que é advogado, foi nomeado para cargo na Secretaria de Assuntos Jurídicos, mas sua nomeação foi cancelada pela administração uma semana depois.

A anulação da contratação do ex-assessor causou estranheza nos bastidores. Tanto o governo quanto o petebista sustentam que o cancelamento da nomeação se deu em comum acordo – Pádua alegou estar “desatualizado da advocacia”. Ventila-se, porém, que a desistência do vínculo tem relação com a polêmica entre o ex-articulador e o vereador Chico Bento (PP). No fim do ano passado, Chico teria responsabilizado Pádua pela derrota na eleição para a presidência do Legislativo.

Na ocasião, o parlamentar era o candidato de Pinheiro na eleição para mesa diretora, mas foi derrotado por Bottura (que triunfou com apoio da oposição). Então responsável por articular na Câmara a votação aos projetos do Executivo, Pádua disse ter sido ameaçado por Chico com uma peixeira em sua sala – o parlamentar nega. O episódio, em dezembro, terminou com a exoneração de Pádua. “Se voltaram atrás (na contratação de Pádua) é porque nem todas as feridas foram cicatrizadas”, avaliou um vereador da base governista, ao defender que a administração não resgate figuras da velha guarda da política de São Caetano.

Ao Diário, Bottura garantiu que Pádua será alocado como assessor no gabinete de Pinheiro, embora o governo não tenha confirmado oficialmente o retorno do ex-articulador. “Ele tem um perfil de assessor e está fora da advocacia há algum tempo, por isso, trabalhará no gabinete (do prefeito)”, assegurou. Na quarta-feira, Bottura teria aproveitado a presença de Pinheiro e do secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), na sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público para reivindicar o retorno do correligionário, com quem tem relação mais próxima entre os petebistas.

Irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello (que morreu em 2004), Pádua atuou como assessor do Palácio da Cerâmica nas gestões do petebista e também até o início do primeiro governo de José Auricchio Júnior (ex-PTB, hoje PSDB), entre 2005 e 2008. Era considerado homem-forte de Luiz Tortorello, porém perdeu espaço no Palácio da Cerâmica após Auricchio romper com o clã.

Bonome não foi encontrado para comentar o tema. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;